GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Blog

Superblog

Asteroide tem 1 chance em 1000 de colidir com a Terra

Osirix-REX

Está acontecendo de novo: outro asteroide está em rota de colisão com a Terra. O asteroide conhecido como 1999 RQ36 pode se tornar uma grande ameaça para o planeta. Segundo pesquisadores da NASA, ele mede cerca de 560 metros de largura e tem uma chance em 1000 de cair por aqui. Mas, se acontecer, vai ser só em 2182.

Enquanto isso, a Agência Espacial Americana pretende enviar uma sonda não tripulada para coletar amostras da rocha espacial. A expedição chamada de Osiris-Rex (uma abreviação para o nada curto “Origins-Spectral Interpretation-Resource Identification-Security-Regolith Explorer”) está marcada para 2016 e deve custar cerca de 800 milhões de dólares. As amostras devem retornar para a Terra somente em 2023.

O material coletado pode ajudar os cientistas a entender o que deve ser feito para afastar asteroides perigosos do nosso planeta. Além disso, deve colaborar com as pesquisas sobre alguns  mistérios, como a origem do Sistema Solar e as moléculas orgânicas que podem ter levado a surgir vida na Terra.

Por enquanto, a NASA está preocupada em dar um nome melhor para o asteroide. E está chamando estudantes do mundo todo para ajudar nessa “missão”.  A intenção é despertar o interesse dos jovens para a astronomia.

E você? Que nome daria para um asteroide?