GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Blog

Superblog

Austríaco quebra recordes ao saltar da estratosfera

Por Natália Becattini
Colaboração para a SUPERINTERESSANTE

No último domingo, o austríaco Felix Baumgartner realizou uma façanha inédita e quebrou três recordes mundiais ao pular de uma cápsula a uma altura de 39.045 metros. Além de ter sido o primeiro homem a superar a velocidade do som em queda livre e a realizar um salto partindo da estratosfera, atingindo uma velocidade de  1.342,8km/h, ele também esteve no voo de balão mais alto do mundo.

Só faltou bater o recorde de salto mais longo em queda livre: Baumgartner caiu durante 4 minutos e 19 segundos, 17 segundos a menos que o ex-astronauta Joe Kittinger, que saltou de 31,3 mil metros em 1960. O salto foi exibido ao vivo pela internet.

Para que Felix chegasse com segurança ao solo do estado americano do Novo México, foram necessários cinco anos de preparação, um traje pressurizado e um balão com mais de 180 metros de altura para levá-lo até a estratosfera. A cápsula demorou mais de duas horas para atingir a altura desejada. Mas como para baixo todo santo ajuda, a descida completa, somando o tempo de queda livre e de paraquedas, não chegou a 10 minutos.

“Consegui fazer uma saída também perfeita da cápsula, mas logo em seguida entrei em parafuso. Ficou um pouco violento e difícil de controlar, pois com o traje pressurizado você nao sente o ar — é como nadar sem sentir a água. Mas, esticando os braços, gradualmente consegui recuperar o controle, e acredito que foi nesse momento que conseguimos superar a velocidade do som”, conta Felix. Para ele, a vista da terra da estrastosfera foi um começo perfeito. “Às vezes é preciso ir muito alto para compreender quão pequenos somos”, concluiu Baumgarner.

Dá uma olhada:

Leia também:
O homem que caiu do céu
Ele vai quebrar a barreira do som

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s