Clique e assine a partir de 8,90/mês

Cientistas usam impressora 3D para recriar ossos de dinossauros

Por Carolina Vilaverde - Atualizado em 21 dez 2016, 10h17 - Publicado em 24 fev 2012, 15h23

Cientistas usam impressora 3D para recriar ossos de dinossauros

Pesquisadores da Universidade de Drexel, na Filadélfia, estão usando impressoras 3D para recriar ossos de dinossauros. A ideia até que é simples: os ossos originais (fossilizados) são escaneados e digitalizados para, em seguida, cópias serem impressas em três dimensões. Os modelos são feitos com camadas finas de plástico, que vão sendo construídas gradualmente pela impressora.

A equipe pretende, mais pra frente, juntar os ossos impressos com músculos e tendões artificiais para reconstruir também os movimentos dos dinossauros. Mas calma, ninguém está construindo um Jurassic Park de verdade: o paleontólogo Kenneth Lacovara e o engenheiro mecânico da equipe, James Tangorra, estão montando, por enquanto, figuras em escala reduzida.

O mais bacana da ideia é que universidades e museus geralmente olham com cara feia para os pesquisadores que querem fazer experimentos com ossos fossilizados. Com eles impressos, cientistas podem testar suas teorias sobre a vida e a mobilidade dos dinossauros sem causar problemas nos fósseis originais. “A tecnologia na paleontologia não mudou nos últimos 150 anos. Nós ainda usamos pás, picaretas, estopas e gesso”, afirmou Lacovara.

E nem deve demorar muito tempo até que isso aconteça. Lacovara acredita que vai ter um dos membros do dinossauro pronto para experimentos até o final do ano. Criar um dinossauro robô completo, porém, deve demorar entre um e dois anos.

E você, o que acha da novidade?

Ossos de dinossauro impressos em 3D

Via Geekologie

Continua após a publicidade
Publicidade