GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Blog

Superblog

Criador do CSS quer banir as barras de rolagem para sempre

Se depender de Hakon Wium Lie, as barras de rolagem estão com os dias contados. Achou estranho? Nós também, mas o fato é que o criador do CSS (Cascading Style Sheets) quer radicalizar e dar um fim nas coitadas.

Lie deu dois motivos para a decisão: 1) o conteúdo das coisas não se encaixa de modo apropriado na janela do browser e 2) tentar imprimir páginas da web é uma coisa meio complicada (isso é verdade). A solução, então, seria trocar as barras pelo GCPM, sigla de “Generated Content For Paged Media“, que na verdade é algo como “não role a página para cima e para baixo, vire a página como se fosse um livro”.

“Livros são muito mais fáceis de lidar do que barra de rolagem”, declarou Lie. “A página pode ter uma apresentação muito mais bonita. O ato de virar a página vai virar um evento. Acho que poucas pessoas sentariam para ler Alice no País das Maravilhas usando uma barra de rolagem”.

Não vamos discutir sobre Alice, mas o problema é que dar aquela rápida passada de olhos no conteúdo pode ficar complicado e demorado (pra não dizer “uma chatice”), além de dificultar a busca do prático “localizar” (ctrl+F). A polêmica foi dada – você acha que a ideia sai do papel?

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s