Clique e Assine a partir de R$ 12,90/mês

Frase da semana: “Olho por olho e o mundo acabará cego” (Gandhi)

Por Tânia Vinhas Atualizado em 21 dez 2016, 10h37 - Publicado em 13 set 2011, 18h22

A partir desta semana, a SUPER vai te explicar melhor um pouquinho mais sobre aquelas frases que ficaram famosas e marcaram a História, a Filosofia, a Arte, a Cultura ou a Ciência. Se você tem dúvidas sobre o contexto em que foi dita aquela citação da Clarice Lispector que você curte, mande uma sugestão para nós. Depois, pode usá-la sem medo no nick do MSN, no Twitter ou no Facebook.

A política de não-violência pregada por Mahatma Gandhi na Índia ficou mundialmente famosa e são várias as frases do pensador que são citadas até hoje. Uma delas é esta. Ainda que não existam evidências concretas de que ele a tenha dito (como uma gravação em áudio da frase), o Instituto Gandhi da Não Violência acredita na sua autenticidade.  A família do pacifista mais famoso da história também não nega a autoria.

A expressão remete a versículos do Livro do Êxodo que surgiram primeiro na tradução da Bíblia do Rei James, em 1611: “Então darás vida por vida, olho por olho, dente por dente, mão por mão, pé por pé, queimadura por queimadura, ferida por ferida, golpe por golpe”. Talvez a frase te lembre mais a lei de talião, presente no Código de Hamurabi, que regia a Babilônia por volta de 1780 a.C.

Louis Fischer, conhecido biógrafo de Gandhi, usou a expressão em seu livro A Vida de Mahatma Ghandi (1950), no capítulo sobre como o pensador encarava os conflitos na Índia, sob o domínio do colonialismo britânico. No entanto, a frase não foi colocada entre aspas. É por isto que a dúvida permanece – Gandhi chegou a dizer a tal frase ou Fischer a escreveu para ilustrar o pensamento dele?

Continua após a publicidade
Publicidade