GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Blog

Superblog

Veja os campeões do Prêmio Ig Nobel 2012

Desde 1991, o Prêmio Nobel tem uma paródia: é o Prêmio Ig Nobel, criado para celebrar as descobertas e conquistas da ciência que “não podem nem devem ser repetidas”. Apesar de parecer uma grande brincadeira, a intenção é que as pessoas se divirtam, mas também reflitam sobre as escolhas dos prêmios. A cerimônia deste ano aconteceu ontem na Universidade de Harvard.

Confira a lista completa dos vencedores da noite:

ACÚSTICA
Kazutaka Kurihara e Koji Tsukada (Japão), criadores do SpeechJamer, uma máquina que interrompe o discurso de uma pessoa, ao fazer com que ela escute suas próprias palavras com um pequeno delay. Inclusive, a edição de abril da SUPER chegou a falar da criação!

ANATOMIA
Frans de Waal e Jennifer Pokorny (Países Baixos e Estados Unidos), que descobriram que chimpanzés conseguem identificar outros chimpanzés individualmente só de olhar para as fotografias de seus ~traseiros~.

DINÂMICA DOS FLUÍDOS
Rouslan Krechetnikov e Hans Mayer (Estados Unidos, Rússia e Canadá), que estudaram as dinâmicas do derramamento de líquidos, com a intenção de entender o que acontece quando uma pessoa anda carregando um copo de café.

FÍSICA
Joseph Keller, Raymond Goldstein, Patrick Warren e Robin Ball (Estados Unidos e Reino Unido), que calcularam o balanço das forças que dão forma e movimentam o cabelo em um rabo de cavalo humano.

LITERATURA
Escritório Geral de Contabilidade do Governo dos Estados Unidos, que emitiram relatórios sobre relatórios que recomendam a preparação de um relatório sobre um relatório  sobre um relatório.

MEDICINA
Emmanuel Ben-Soussan e Michel Antonietti (França), que ensinaram aos médicos que realizam colonoscopias (um tipo de endoscopia que analisa o intestino) a minimizarem a chance de seus pacientes explodirem (!).

NEUROCIÊNCIA
Craig Bennett, Abigail Baird, Michael Miller, e George Wolford (Estados Unidos), por demonstrarem que pesquisadores especializados em cérebros, com a ajuda de instrumentos complicados e estatísticas simples, podem ver atividade cerebral em qualquer lugar. Até em um salmão morto.

PAZ
A Companhia SKN (Rússia), por converter antigas munições russas em novos diamantes.

PSICOLOGIA
Anita Eerland, Rolf Zwaan e Tulio Guadalupe (Peru, Rússia, e Países Baixos), por seu estudo “Inclinando-se para a esquerda, a Torre Eiffel parece menor”.

QUÍMICA
Johan Pettersson (Suécia e Ruanda), por resolver o enigma do por que, em algumas casas da cidade de Anderslöv, na Suécia, o cabelo de algumas pessoas ficou verde.

Fonte: Improbable Research

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s