GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

6 conquistas incríveis feitas por pessoas idosas

hidek

Em 2015, um senhorzinho de 105 anos bateu o recorde mundial de corrida na categoria sênior (mas muito sênior mesmo, para pessoas que já passaram os três dígitos na idade). Ele fez 100 m em 42,2 segundos e ainda tirou onda desafiando Usain Bolt para um “pega” (só por curiosidade, Bolt faz os mesmos 100 m em 9,58 segundos). Olha só:

A velhice já foi sinal de que a pessoa iria ficar mais parada, curtindo os netos e sem muitos desafios na vida. No século passado. Atualmente, vovôs e vovós estão mandando melhor que muita gente de 30 anos. Conheça aqui velhinhos e velhinhas que fizeram coisas incríveis já na terceira idade – e fique com vontade de chegar lá com o mesmo pique.

6. Atletas

hide

Ainda no campo esportivo, os atletas com mais de 100 (anos) estão vivendo seu momento de ouro. Além do japonês Hidekichi Miyazaki, que abriu este texto, a também japonesa Mieko Nagaoka bateu o recorde na natação em 2014. Aos 100 anos, ela foi a primeira pessoa de sua idade no mundo a nadar 1.500 m livres em piscina de 25 metros, tudo isso em 1h 15min. Em 2012, foi o francês Robert Marchand que se destacou no ciclismo. Aos 100 anos, ele bateu o recorde em sua categoria ao percorrer 100 km em 4 horas, 17 minutos e 47 segundos.

5. Gamer

Se você pensa que tecnologia e jogos eletrônicos são coisas de jovem, é porque você nunca ouviu falar do Video Game Masters Tournament, evento criado em 1983 para conquistar recordes para o Guinness. Um desses recordes foi bem impressionante. Aos 81 anos, a jogadora Doris Self bateu o recorde no Twin Galaxies, acumulando 1.112.300 pontos no modo Tournament, que é a configuração mais difícil do jogo.

4. Desbravadores

O Polo Norte é um local inóspito, com visitação restrita a uns poucos e valentes que conseguem lidar com temperaturas que chegam a – 43ºC. Uma dessas desbravadoras, a mais velha delas, foi Dorothy Davenhill Hirsch, de 89 anos, que visitou o Polo Norte a bordo do navio quebrador de gelo russo Yamal. O outro polo – um ambiente ainda mais inóspito, com menos vida, altitude acima de 2.800 m e temperaturas que chegam a – 58 ºC – também foi visitado por um desbravador sênior. Simon Murray, de 63 anos, fez um trekking de 1.200 km pelo Polo Sul em uma jornada de dois meses. Ele é o homem mais velho do mundo a chegar ao Polo Sul sozinho.

3. Velejador

m

Enfrentar os mares em um veleiro já é, por si só, um dos maiores desafios que alguém pode enfrentar na vida. Agora, imagina fazer isso aos 77 anos? Foi o que Minoru Saito fez. Ele deu a volta ao mundo em seu veleiro quando tinha essa idade. E ele fez o percurso oito vezes. Na oitava, ele pegou o “caminho ao contrário”, ou seja, velejou rumo ao oeste, contra correntes e ventos. Toda a jornada levou 1.080 dias para ser completada.

2. Senhor Doutor

Hoje, é muito comum que as pessoas recém-saídas da faculdade continuem na carreira acadêmica e logo emendem um mestrado e um doutorado. Mas não o professor doutor alemão Heinz Wenderoth, que conquistou o título aos 97 anos. Sua dissertação foi sobre o estudo biológico de células na morfologia e fisiologia da vida marinha primitiva Placozoons Trichoplax Adhaerens.

1. Escaladores

Subir o Everest é o sonho de 11 entre dez escaladores. Alguns só conseguem realizá-lo quando já são, digamos, muito, muito experientes. Foi o caso de Tamae Watanabe, que conquistou o monte mais desejado do mundo aos 73 anos, em 2012. Ela também escalou o Mont Blanc, o Kilimanjaro e o Aconcágua. Já o homem mais velho do mundo a escalar o Everest foi Yuichiro Miura, um japonês que conquistou o monte aos 80 anos em 2013, batendo seu próprio recorde (ele havia sido o mais velho do mundo a escalar o Everest em 2008, aos 75 e, antes, em 2003, aos 70).

Esta nossa lista mostra que nunca se é velho demais para fazer alguma coisa. E então? Está esperando o que para começar a realizar seus sonhos?

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s