Clique e assine a partir de 8,90/mês

6 conquistas incríveis feitas por pessoas idosas

Por Raquel Sodré - Atualizado em 10 out 2017, 20h30 - Publicado em 5 out 2015, 14h47

hidek

Em 2015, um senhorzinho de 105 anos bateu o recorde mundial de corrida na categoria sênior (mas muito sênior mesmo, para pessoas que já passaram os três dígitos na idade). Ele fez 100 m em 42,2 segundos e ainda tirou onda desafiando Usain Bolt para um “pega” (só por curiosidade, Bolt faz os mesmos 100 m em 9,58 segundos). Olha só:

A velhice já foi sinal de que a pessoa iria ficar mais parada, curtindo os netos e sem muitos desafios na vida. No século passado. Atualmente, vovôs e vovós estão mandando melhor que muita gente de 30 anos. Conheça aqui velhinhos e velhinhas que fizeram coisas incríveis já na terceira idade – e fique com vontade de chegar lá com o mesmo pique.

Continua após a publicidade

6. Atletas

hide

Ainda no campo esportivo, os atletas com mais de 100 (anos) estão vivendo seu momento de ouro. Além do japonês Hidekichi Miyazaki, que abriu este texto, a também japonesa Mieko Nagaoka bateu o recorde na natação em 2014. Aos 100 anos, ela foi a primeira pessoa de sua idade no mundo a nadar 1.500 m livres em piscina de 25 metros, tudo isso em 1h 15min. Em 2012, foi o francês Robert Marchand que se destacou no ciclismo. Aos 100 anos, ele bateu o recorde em sua categoria ao percorrer 100 km em 4 horas, 17 minutos e 47 segundos.

5. Gamer

Continua após a publicidade

Se você pensa que tecnologia e jogos eletrônicos são coisas de jovem, é porque você nunca ouviu falar do Video Game Masters Tournament, evento criado em 1983 para conquistar recordes para o Guinness. Um desses recordes foi bem impressionante. Aos 81 anos, a jogadora Doris Self bateu o recorde no Twin Galaxies, acumulando 1.112.300 pontos no modo Tournament, que é a configuração mais difícil do jogo.

4. Desbravadores

O Polo Norte é um local inóspito, com visitação restrita a uns poucos e valentes que conseguem lidar com temperaturas que chegam a – 43ºC. Uma dessas desbravadoras, a mais velha delas, foi Dorothy Davenhill Hirsch, de 89 anos, que visitou o Polo Norte a bordo do navio quebrador de gelo russo Yamal. O outro polo – um ambiente ainda mais inóspito, com menos vida, altitude acima de 2.800 m e temperaturas que chegam a – 58 ºC – também foi visitado por um desbravador sênior. Simon Murray, de 63 anos, fez um trekking de 1.200 km pelo Polo Sul em uma jornada de dois meses. Ele é o homem mais velho do mundo a chegar ao Polo Sul sozinho.

3. Velejador

Continua após a publicidade

m

Enfrentar os mares em um veleiro já é, por si só, um dos maiores desafios que alguém pode enfrentar na vida. Agora, imagina fazer isso aos 77 anos? Foi o que Minoru Saito fez. Ele deu a volta ao mundo em seu veleiro quando tinha essa idade. E ele fez o percurso oito vezes. Na oitava, ele pegou o “caminho ao contrário”, ou seja, velejou rumo ao oeste, contra correntes e ventos. Toda a jornada levou 1.080 dias para ser completada.

2. Senhor Doutor

Hoje, é muito comum que as pessoas recém-saídas da faculdade continuem na carreira acadêmica e logo emendem um mestrado e um doutorado. Mas não o professor doutor alemão Heinz Wenderoth, que conquistou o título aos 97 anos. Sua dissertação foi sobre o estudo biológico de células na morfologia e fisiologia da vida marinha primitiva Placozoons Trichoplax Adhaerens.

Continua após a publicidade

1. Escaladores

Subir o Everest é o sonho de 11 entre dez escaladores. Alguns só conseguem realizá-lo quando já são, digamos, muito, muito experientes. Foi o caso de Tamae Watanabe, que conquistou o monte mais desejado do mundo aos 73 anos, em 2012. Ela também escalou o Mont Blanc, o Kilimanjaro e o Aconcágua. Já o homem mais velho do mundo a escalar o Everest foi Yuichiro Miura, um japonês que conquistou o monte aos 80 anos em 2013, batendo seu próprio recorde (ele havia sido o mais velho do mundo a escalar o Everest em 2008, aos 75 e, antes, em 2003, aos 70).

Esta nossa lista mostra que nunca se é velho demais para fazer alguma coisa. E então? Está esperando o que para começar a realizar seus sonhos?

Publicidade