GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

8 bandas que trocaram seus vocalistas (e continuaram mandando ver)

Por Raquel Sodré

Nada deu tanto pano pra meme esta semana quanto a performance de Adam Lambert nos vocais do Queen no primeiro dia do Rock in Rio edição comemorativa de 30 anos. Teve gente que curtiu (o/ – haters gonna hate, mas dou meus motivos no final da lista), mas teve muita gente que ficou resmungando que “não é o Freddie Mercury”. ~olhinhos de reprovação~

Minha gente, o Queen não foi a primeira, nem será a última banda a trocar de vocalista, e os motivos para a troca são inúmeros – desde picuinha entre membros da banda até, como no caso do Queen, uma trágica morte. Vamos parar de mimimi e lembrar algumas bandas que trocaram seus vocais e continuaram fazendo (algumas vezes, até mais) sucesso?

1. Barão Vermelho

O grupo foi fundado com a voz de Cazuza em 1981 com a proposta de ser uma banda de rock. Mas Cazuza queria explorar outros estilos e se sentia engessado com a proposta da banda – e com os outros membros, que não queriam abrir o leque de pegadas. Foi assim que, em 1985, Roberto Frejat, que era guitarrista, assumiu a voz da banda (para ser, com seu tom rouco, uma das mais marcantes do rock do Brasil). O primeiro sucesso do Barão com Frejat à frente dos vocais foi “Torre de Babel”, desse mesmo ano.

2. Genesis

Primeiro era Peter Gabriel. Mas os interesses dele e dos demais membros do Genesis foram em direções diferentes, e quem acabou assumindo os vocais foi o então baterista Phill Collins. Junto com Collins, veio também uma pegada mais pop e um sucesso maior para a banda. Eles venderam milhões de discos depois da troca. O Genesis, aliás, foi um grupo especialista em substituição de membros. Além do vocalista, eles trocaram de baterista (Phill não conseguia estar em dois lugares ao mesmo tempo) e guitarrista (Steve Hackett, que saiu em 1977).

 

3. Faith No More

Você provavelmente nem sabia. Mas, antes de Mike Patton, o vocalista era Chuck Mosley, que acompanhou a banda de sua fundação, em 1981, até 1989. O sucesso mesmo só veio com o novato, que passou a ser considerado uma das maiores e mais influentes vozes de sua geração. A estreia de Patton na banda, o álbum “The Real Thing”, contém vários dos maiores hits da banda, inclusive “Epic”, em que ele inovou juntando o rock com uma pegada mais hip hop.

4. Iron Maiden

É claro que sempre tem aqueles que vão dizer que o Iron Maiden era melhor com seu vocalista original, Paul Di’Anno. Mas a entrada de Bruce Dickinson simplesmente mudou a história da banda. A maioria dos fãs foi conquistada por conta dos vocais arrasadores de Dickinson. Seu tom altíssimo, mas gutural, virou o modelo de como cantar heavy metal, e provavelmente ainda será por algumas décadas. E quem já foi ao show atesta: ele é um dos melhores frotmen do planeta.

 

5. Pink Floyd

Depois do lançamento de seu primeiro álbum, o então vocalista do Pink Floyd, Syd Barrett, começou a ter sérios problemas mentais, até chegar ao ponto de ficar catatônico em cima do palco. David Gilmour veio para tentar consertar a situação, porque eles ainda tinham shows a serem feitos nos Estados Unidos. O resto da história, bem, acho que todo mundo já sabe.
6. AC/DC

Esta é, além do Queen, outra banda que precisou trocar seus vocais por um motivo trágico. Bon Scott, primeiro vocalista da banda, morreu em 1980 depois de uma noitada de alto consumo de álcool, logo quando o AC/DC começava a ter sucesso internacional. A banda chegou a considerar se separar. Mas, com depois de receber apoio dos pais de Scott, eles assumiram Brian Johnson como sua nova voz. Com a letra de Scott, Johnson gravou “Back in Black” em estúdio e criou o álbum mais aclamado de todos os tempos.

 

7. Van Halen

Ninguém sabe muito bem por que David Lee Roth saiu da banda. Mas muita gente ficou feliz, principalmente os fãs da segunda fase da banda. Sammy Hagar, que assumiu os vocais depois da saída de Roth, fez quatro álbuns que ficaram em primeiro lugar nos rankings mundiais.

 

8. Black Sabbath

Pra falar a verdade, o Black Sabbath trocou de vocalista que nem a gente troca de calcinha/cueca (a gente troca muito, certo? Todo mundo aí troca pelo menos todo dia, né??). Ozzy Osbourne foi demitido da banda em 1979 por conta de seu altíssimo abuso de drogas (quem imagina trabalhar com o velho Ozzy, gente?). Aí ele foi substituído por Ronnie James Dio. Depois vieram Ian Gillan, Glenn Hughes, Ray Gillen e Tony Martin – para depois voltar a ter Ozzy operando o microfone em 2011.

 

Por que eu defendo Queen + Adam Lambert

Pois bem, minha gente. Há uma realidade dura que precisamos enfrentar: Freddie Mercury morreu. A morte foi anunciada no dia do meu aniversário, quase 25 anos atrás (uma efeméride que dói no meu coração até hoje). Isso ninguém pode mudar. E, diante dessa dura e cruel realidade, a gente tem que fazer limonada dos nossos limões. Adam Lambert é um cantor talentosíssimo, com invejáveis agudos e um poder vocal impressionante. Está longe de cantar como Freddie Mercury (mas quem cantaria?), e, particularmente, nem acho que ele deveria tentar. São pessoas diferentes, em lugares diferentes, em momentos diferentes. Seu show com o Queen, na última sexta-feira (18) foi irretocável, impecável, excelente. Um p*ta show mesmo, daqueles épicos. É claro: quem pagou a entrada esperando ouvir Freddie, se decepcionou (porque, né?). Mas bora largar de ser o mané do mimimi e vamos aproveitar o que o mundo nos oferece agora? Beijos.

Lista com informações do site Music Bump

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s