Clique e Assine a partir de R$ 6,90/mês

8 “remédios” fáceis de encontrar que ajudam a curar a ressaca

Por Livia Aguiar Atualizado em 1 nov 2018, 15h25 - Publicado em 11 jul 2011, 11h29

Litros e litros de água + comida gordurosa + descanso. Essa é a receita tradicional para rebater aquela ressaca infernal que acontece depois de uma noite de farra.

Se você não tem o dia inteiro para perder com dor de cabeça, boca seca, náusea e outros males do excesso de diversão, aqui vão oito itens fáceis de encontrar que devem entrar para o seu kit cura-ressaca:

1. Água de coco

A ressaca na manhã seguinte é um sinal forte de desidratação. Para curar isso, a água de coco é bem mais eficaz que a água. Isso porque possui os 5 eletrólitos presentes no sangue (bebidas como Gatorade possuem apenas 2 e a água mineral, nenhum), o que faz com que o corpo se reidrate mais rápido. A água de coco ainda tem açúcares, importantes na reidratação, não tem quase nenhuma caloria, 0% de gordura e ainda é gostosa.

2. Missoshiro

A sopa japonesa feita com missô (um fermentado de soja, arroz e cevada) ajuda na reidratação do organismo da mesma forma que a água, com a vantagem de também conter bactérias fermentadas, enzimas e nutrientes que podem ajudar na digestão. Menos vômito, mais saúde!

3. Soro caseiro

Outra solução para acabar com a desidratação causada pelo álcool. Na falta de água de coco e missoshiro, adicione 1/2 colher de chá de sal e 2 colheres de sopa de açúcar a 2 litros de água para ajudar o corpo a se recuperar.

Continua após a publicidade

4. Cafeína

7 efeitos curiosos do café no organismo
Mykola Sosiukin/iStock

Ingrediente proibido após a balada, pois só vai te fazer ficar acordado mais tempo, uma boa xícara de café ou uma lata de Coca-cola podem fazer milagres na manhã seguinte. É que a cafeína aumenta a espessura dos vasos sanguíneos – contraídos por causa do álcool – e melhora a dor de cabeça. E ainda te dá uma acordada para começar o dia como se nada tivesse acontecido na noite anterior.

5. Taurina

A taurina é um ácido orgânico encontrado no fígado e também é um dos ingredientes de bebidas energéticas. Pode incluir umas latinhas (sem vodca, né?) na geladeira para a manhã seguinte da esbórnia.

6. Mostarda

Conhecida por suas propriedades desintoxicantes e de melhoria da circulação do sangue, a mostarda pode ser melhor aproveitada se for utilizada em um banho purificador. Isso mesmo: prepare uma banheira com uma infusão de mostarda em pó (e outros sais de banho) e relaxe por alguns minutos. Dica: não coloque o condimento feito de mostarda na água do banho. Isso é nojento e não vai funcionar!

7. Raiz-forte

Assim como a mostarda, a raiz-forte (ou wasabi, em japonês) também é um poderoso desintoxicante. Faça uma infusão (ferva água com raiz-forte) e encha a banheira da purificação! Dá pra misturar mostarda em pó com raiz-forte, para um efeito purificante ainda maior. Só tente lidar com o cheiro do banheiro depois…

8. Oxigênio

Aumentar o fluxo de oxigênio no corpo faz crescer sua atividade metabólica, acelerando o processamento das toxinas do organismo – adeus, ressaca! Se você não é um mergulhador, com tanques de oxigênio à disposição, tente fazer alguma atividade física – corrida, natação, academia, sexo…

Continua após a publicidade

Publicidade