GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Descoberto mais um planeta que pode abrigar vida: Kepler-10c

Você deve estar ligado nessa onda de descobrimentos de planetas similares à Terra que podem conter vida. Agora, temos mais uma prova dos avanços na tecnologia de equipamentos – telescópios e satélites – feitos para enxergar esses corpos. Uma equipe de astrônomos liderados pela Universidade de Genebra descobriu um novo planeta com chances de abrigar […]

kepler-10c

Você deve estar ligado nessa onda de descobrimentos de planetas similares à Terra que podem conter vida. Agora, temos mais uma prova dos avanços na tecnologia de equipamentos – telescópios e satélites – feitos para enxergar esses corpos. Uma equipe de astrônomos liderados pela Universidade de Genebra descobriu um novo planeta com chances de abrigar vida.

O planeta apelidado de “Kepler-10c” está a cerca de 560 anos-luz de nós. Ele tem aproximadamente 11 bilhões de anos (mais ou menos 6,5 bilhões a mais que a Terra), uma massa 17 vezes maior que a nossa e dá uma volta completa ao redor de uma estrela na constelação de Draco em 45 dias. De acordo com os pesquisadores, o fato dele ser rochoso aumenta suas chances de abrigar vida. Já falamos sobre isso num outro texto do Supernovas.

“Este é o Godzilla de Terras! Mas ao contrário do filme de monstro, Kepler-10c tem implicações positivas para a vida”, diz Dimitar Sasselov, diretor das Origens de Harvard Life Initiative.

A descoberta mostra que houve planetas de tipo terrestre que se formaram muito cedo na história do Universo (o Kepler-10c se formou “apenas” 2,8 bilhões de anos depois do Big Bang). Portanto, os planetas que se formaram em torno de estrelas mais antigas continuam no alvo dos telescópios. Pode ser que as respostas para algumas perguntas da astronomia estejam neles.

Via: Space.com

Crédito da imagem:  Harvard-Smithsonian Center for Astrophysics/David Aguilar

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s