GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Qual é a maior gota d’água possível?

Cerca de meio centímetros. Mas anomalias maiores já foram registradas.

Cerca de 0,5 centímetro. As gotas que passam disso costumam se fragmentar, embora anomalias aconteçam: na Amazônia, após um incêndio florestal em setembro 1995, um avião de pesquisa meteorológica com instrumentos especializados detectou gotas de 0,86 cm – o recorde na natureza. Em laboratório, até gotas de 1,0 centímetro já existiram brevemente.

A maior parte das gotas, de acordo com o Serviço Geológico dos EUA, é mais humilde e fica na faixa de 0,1 cm. Isso é tamanho suficiente para que elas sejam governadas pela gravidade – isto é, para que caiam do céu. Bolinhas d’água com menos de um milímetro são leves demais para render uma chuva, e flutuam por aí: são as gotículas que compõem nuvens e aquela neblina típica de serra. 

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s