GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

10 filmes sobre suicídio para ver no #setembroamarelo

Bianca_Rego

#SetembroAmarelo foi uma tag criada para a conscientização internacional do suicídio durante o mês de setembro, especificamente durante o dia 10/09, ou o Dia Mundial da Prevenção ao Suicídio. No Brasil, aproximadamente 12 mil pessoas se suicidam por ano, uma média de 32 por dia.

Um dos primeiros passos para a conscientização é quebrar o tabu em volta do assunto. Vim apresentar uma lista de dez filmes que abordam o suicídio direta ou indiretamente, para refletirmos juntos e passar adiante a mensagem.

1) ELENA (2012)

setembroamarelo_elena

Um documentário da brasileira Petra Costa, o filme narra a trajetória da atriz Elena, irmã de Petra, que se suicidou aos 20 anos em Nova York. Um filme sensível, de belas imagens e mensagem imponente, Elena é uma obra-prima forjada no “vir-a-ser-mulher”. Uma jornada extremamente poética e introspectiva sobre a morte e o feminino.

Aliás, a equipe técnica é majoritariamente composta de mulheres, o que traz uma autenticidade imensa para o filme.

2) A PONTE (2006)

setembroamarelo_aponte

Um documentário norte-americano sobre a Golden Gate em São Francisco e o fato de essa ponte, um cartão-postal da cidade, atrair centenas de pessoas que se atiram dela para o mar todo ano. Diversas câmeras de segurança registram constantemente suicídios cometidos ali.

O documentário investiga objetivamente os familiares, a polícia e os pouquíssimos sobreviventes para tentar entender uma razão para a ponte ser tão atrativa e de fácil acesso aos suicidas.

3) CONTROLE – A HISTÓRIA DE IAN CURTIS (2007)

setembroamarelo_control

Ian Curtis foi o vocalista da banda Joy Division que, em meio às conturbações da carreira, da vida amorosa e de problemas com a epilepsia, se enforcou aos 23 anos em 1980. O filme narra a trajetória do jovem ao estrelato e sua relação com o mundo. Um filme melancólico e intenso, assim como a vida de Curtis. Control é indispensável para qualquer amante da banda e do poeta que foi seu vocalista.

4) OS FAMOSOS E OS DUENDES DA MORTE (2009)

setembroamarelo_famososeduendes

Longa nacional baseado no livro de Ismael Caneppele e dirigido por Esmir Filho, Os Famosos e os Duendes da Morte é um filme poético e lento, para ser visto com atenção e montado como um quebra-cabeça.

O protagonista da história é um adolescente que vive numa cidade pequena no Rio Grande do Sul e é adepto do mundo virtual, onde conhece uma garota que parte para outro mundo e deixa de memória apenas fotos e vídeos online. O garoto se fascina por esse conteúdo e é guiado pela música de Bob Dylan para diversos acontecimentos.

Um filme onírico, em que a narrativa clássica é quebrada, Os Famosos e os Duendes da Morte está longe de ser um filme comercial para todos os gostos.

5) GAROTA, INTERROMPIDA (1999)

setembroamarelo_garotainterrompida

Baseado no livro de mesmo nome da autora Susanna Kaysen, Garota, Interrompida é autobiográfico. Após uma tentativa de suicídio, Susanna é internada em um hospital para se recuperar. Lá, a garota faz amizade com outras pacientes e acaba se descobrindo uma outra pessoa dentro daquele mundo particular. Uma narrativa sobre a loucura, a amizade, a solidão e como nada disso é pura rebeldia adolescente.

6) ÚLTIMOS DIAS (2005)

setembroamarelo_ultimosdias

Do incrível diretor Gus Van Sant, o filme reimagina os últimos dias do cantor Kurt Cobain, vocalista do Nirvana que supostamente se suicidou aos 27 anos. O protagonista (e alegoria de Kurt) é Blake, um cantor de rock que está isolado em uma mansão no interior com alguns amigos.

Sem grandes acontecimentos ou pontos de virada, o filme é calmo e demorado, mostrando lentamente Blake passeando no bosque ou ensaiando uma nova música. É um filme livre, sem pretensões de causar grandes emoções além de uma eterna angústia.

7) SALA DO SUICÍDIO (2011)

setembroamarelo_saladosuicidio

Um filme polaco que conta a história de Dominik, um garoto que, após beijar outro garoto, começa a sofrer bullying e se isolar em um universo virtual. Na internet, conhece uma moça que lhe apresenta a Sala Suicida, onde ele pode interagir com pessoas que passam pela mesma situação que ele. Um filme bem caricato, mas com uma visão diferente sobre o assunto.

8) GAROTO INTERROMPIDO (2009)

setembroamarelo_garotointerrompido

Evan Perry tinha 15 anos quando pulou do apartamento da família em Nova York. Sua mãe produziu esse documentário, em que narra a dor de perder um filho. Evan tinha transtorno bipolar e passou por diversos tratamentos diferentes ao longo de muito tempo. Ele falava sobre a morte aos cinco anos e viveu às sombras da doença durante toda sua vida. Para quem vê com empatia, o documentário é extremamente forte e assombroso. Porém, necessário.

9) GERAÇÃO PROZAC (2011)

setembroamarelo_geracaoprozac

Baseada no livro de Elizabeth Wurtzel, a história acompanha a própria Elizabeth, que passa por uma fase depressiva que compromete seus planos de estudar jornalismo em Harvard. A moça começa a frequentar terapia e a tomar Prozac, o que deixa a personagem perplexa sobre a relação médica e a receita de antidepressivos.

10) AS VIRGENS SUICIDAS (1999)

setembroamarelo_virgenssuicidas

O filme de Sofia Coppola mostra a vida da família Lisbon narrada pelos seus vizinhos. Quando a caçula se suicida, a mãe da família decide tomar uma atitude radical para proteger suas filhas restantes e as proíbe de ter qualquer contato social fora da casa.

O que não resolve em nada o problema: as filhas burlam as regras da mãe, é claro. As Virgens Suicidas é um filme sutil, que nunca te coloca completamente dentro na história, optando por manter o mistério.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s