Clique e Assine a partir de R$ 8,90/mês
Turma do Fundão Por Blog Grupo de leitores-colaboradores da ME que ajuda a revista sugerindo pautas e alimentando este blog cultural

Dica TdF – Divergente

Por turma-do-fundao Atualizado em 4 jul 2018, 20h34 - Publicado em 14 jun 2013, 20h04

Imagem: divulgação (Rocco)

A bola da vez são as aventuras infanto-juvenis passadas em um futuro não muito distante do nosso, mas com uma organização social um tanto peculiar. Lembrou de Jogos Vorazes? Pois bem, a mais nova sensação desse nicho literário é Divergente (Ed. Rocco, 500 pgs., R$ 39,50), de Veronica Roth.

A história de passa numa Chicago arrasada, onde uma parcela do que restou da população se dividiu em cinco facções, na tentativa de solucionar os problemas que enfrentávamos no passado. São elas: a Audácia, a Franqueza, a Erudição, a Amizade e a Abnegação. Foi nessa última que a personagem central, Beatrice Prior, ou simplesmente Tris, viveu por todos esses anos. Segundo a tradição, quando um jovem completa 16 anos, passa por uma espécie de cerimônia na qual decidirá qual facção irá seguir.

O mais legal de todo esse futuro proposto pela autora não é a história clichê de Tris – a personagem que procura se encaixar a todo custo e descobre que é, de alguma forma, diferente dos demais –, mas sim analisar a forma como a população da cidade está composta. As tais facções conduzem tudo de acordo com seus princípios.

Por exemplo: todos que julgavam a mentira e a desonestidade como causas do atraso do mundo formaram o grupo conhecido como a Franqueza. Já os que viam a fraqueza e o medo como responsáveis pelo declínio da humanidade se uniram na Audácia, e por aí vai. Ao longo da narrativa, observamos o papel de cada facção na administração da cidade e como elas se organizam internamente (cada uma possui sua cor, símbolo, costumes, etc.).

A saga se encaminha para um terceiro volume, com previsão de lançamento para o final deste ano. Vale lembrar que o segundo livro, Insurgente, acabou de chegar às livrarias. Além disso, poderemos acompanhar as aventuras de Tris no cinema: com estreia prevista para 2014, Divergente já possui grande elenco, como Kate Winslet no papel da vilã Jeanine e Shailene Woodley (a nova Mary Jane de O Espetacular Homem-Aranha) como a protagonista Beatrice.

O longa tem tudo para dar certo, já que as cenas mais eletrizantes do livro parecem ter sido tiradas de um roteiro tipicamente hollywoodiano, com tiros para todos os lados e saltos de trens em movimento.

Escolha sua facção e boa leitura!

Continua após a publicidade
Publicidade