Clique e Assine a partir de R$ 7,90/mês
Turma do Fundão Por Blog Grupo de leitores-colaboradores da ME que ajuda a revista sugerindo pautas e alimentando este blog cultural

TdF Conferiu – Anime Friends 2016

Por turma-do-fundao Atualizado em 4 jul 2018, 20h34 - Publicado em 19 jul 2016, 19h55

Bianca_Rego Bianca_Sonnewend

animefriends06

O Anime Friends é um evento para fãs de cultura japonesa e nerds em geral que acontece há mais de dez anos em São Paulo, sempre reunindo milhares de pessoas de todo o país.

Com tanta gente reunida, a organização do evento é um ponto relevante e, neste ano, realmente deixou muita coisa a desejar. Houve vários problemas, como os banheiros químicos estarem sem água no último dia do evento ou não haver um transporte da estação do metrô até o local (como aconteceu alguns anos atrás e também como é praxe em grandes eventos nerds atuais). Mesmo assim, foi uma boa oportunidade para fazer compras, assistir aos shows e conhecer alguns ídolos

Os estandes foram uma das melhores partes do Anime Friends. Bem no início da feira, na parte coberta, estavam os estandes de lojinhas (parecidas com as que você encontra no bairro da Liberdade, em São Paulo). Tinha camisas, blusões, vestidos, colares, bonecos (tanto Funko quanto de colecionador), cachecóis, anéis, utensílios domésticos… Ufa. Tinha muita coisa!

E não pense que tinha só coisa para fã do universo de animes! Tinha também objetos de Doctor Who, Game of Thrones e League of Legends, entre outros. Destaque especial para o Hodor peso de porta, de Game of Thrones, confeccionado artesanalmente (veja a foto abaixo). A lista completa das lojas que estiveram lá pode ser encontrada neste link.

animefriends03

Continua após a publicidade

Os cosplayers, como sempre, foram uma atração à parte. Apesar de haver muitos cosplays repetitivos de Naruto, ainda se via inovação e criatividade – cosplays de diversos filmes e seriados, e não só de anime. A qualidade do concurso de cosplay, inclusive, foi muito boa, com os participantes executando verdadeiras performances, visto que havia uma vaga para participar da final do concurso WCS (World Cosplay Summit) no Japão.

Tirando a parte das lojas, outras empresas também marcaram presença. A Editora Abril estava lá, com foco na MUNDO ESTRANHO, o Cinemark estava presente com vários pontos de venda de pipocas e outras comidinhas de cinema e o filme Caça-Fantasmas (lançado dia 14 de julho, ao mesmo tempo em que rolava o evento) também tinha um espaço especial.

A K.O. Entertainment, com o Espaço KPÖPst, estava alimentando o amor dos fãs de k-pop com músicas (e alguns até praticavam as coreografias dos k-idols). Falando nisso, também rolaram shows com diversas bandas, como a Comitiva do Rock, uma banda que já esteve presente em muitos eventos da Anime Friends e que tem como foco o heavy metal engraçado; a AKAband, que toca músicas de animes, jogos e tokusatsu; a Animadness, com foco na j-music, e até mesmo a Banda Marcial de Cubatão, com foco em temas de anime e de cinema.

Esse ano, o Anime Friends também contou com Youtubers (como Cellbits, Cauê Moura, Irmãos Piologo e o Muca Muriçoca) em bate-papos no palco Web Pop Festival. Ainda houve palestras de dublagem com Guilherme Briggs, um especial de tokusatsu com os intérpretes de Jiraya e Jiban e a presença do quadrinista Peter Milligan.

Com tantas referências misturadas, o evento foi um sucesso, pois foi capaz de reunir fãs de todos os gêneros e estilos e trazer uma experiência única para cada um deles.

animefriends01 animefriends02 animefriends04 animefriends05 animefriends07 animefriends08 animefriends09 animefriends10 animefriends11

As fotos do post foram tiradas pelas próprias autoras e colhidas do Flickr de Paulo Guereta. Confira o trabalho dele.

Continua após a publicidade
Publicidade