Planking: a nova modinha da internet que preocupa as autoridades
Você sabe o que é planking? O termo surgiu na Austrália e ficou super popular este ano para designar uma brincadeira em que a pessoa se deita com o corpo esticado e os braços colados ao corpo, como se estivesse em cima de uma prancha ou tábua (“plank”, em inglês). Mas só tem graça se a brincadeira for feita em lugares inusitados – vale uma moto, uma cabine telefônica, placas, a bancada de um telejornal (?).
Imagens: página oficial de planking no Facebook
O jogador da liga australiana de rúgbi David “Wolfman” Williams popularizou a prática em março durante um jogo e descreveu o planking como “um deitar-se ativo”. A página de planking da Austrália no Facebook já tem mais de 120.757 fãs, que postam fotos suas fazendo a brincadeira nos mais bizarros lugares.
Mas não é só deitar e pronto. Há regras a serem seguidas, diz a página oficial no Facebook:
1- Você deve sempre se deitar com o rosto para o chão, tendo a certeza de que ele permanece sem expressão nenhuma durante a ação;
2- Suas pernas devem ficar retas e juntas, e os dedões devem estar apontando para o chão;
3- Seus braços devem ficar esticados ao lado do corpo com os dedos esticados;
4- Não basta deitar-se da maneira certa. Você deve fazer anunciar que está fazendo um planking para todo mundo ao redor saber;
5- Você deve sempre pensar na sua segurança e não inventar de fazer isso em lugares muito arriscados.
O problema é que além de ser uma coisa estúpida o pessoal anda exagerando e fazendo planking em lugares perigosos, o que está deixando autoridades da Austrália preocupadas. Ontem, um australiano de 20 anos morreu tentando fazer planking na sacada de um apartamento no sétimo andar. O futuro disso? Ninguém sabe. Mas a gente quer saber qual a sua opinião.