GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

10 fotos microscópicas que mostram o mundo visto (bem) de perto

O concurso Small World acontece desde 1974 e escolhe os melhores retratos de partes infinitamente pequenas da natureza

Microfotografia nada mais é que usar lentes poderosas para flagrar coisas que passam invisíveis até ao olhar mais atento. Células, micróbios, ou os detalhes da ponta da pata de um inseto, por exemplo, são pequenos demais para darem as caras longe de um microscópio, mas escondem uma beleza ímpar. E podem virar verdadeiras obras de arte se clicados do jeito certo.

Essa é a ideia do prêmio Small World, realizado anualmente pela fabricante de câmeras e equipamentos fotográficos Kodak. Em sua 44ª edição, o concurso premia registros de detalhes da natureza, feitos por cientistas e fotógrafos do mundo todo.

Tudo é possível graças ao auxílio de equipamentos superpotentes, como lentes especiais e técnicas como empilhamento de foco, reflexão de luz e fluorescência. A ideia é simular o efeito de um microscópio científico, sem precisar levar nada para o laboratório.

Os vencedores da edição 2018 foram divulgados no dia 11 de outubro. Participaram, ao todo, mais de 2.500 candidatos, de 89 países.

Quem levou o primeiro lugar (e o prêmio de US$ 3 mil) foi Yousef Al Habshi, dos Emirados Árabes, com um close do olho de um besouro. “Não é todo mundo que gosta de ver bichos pequenos, principalmente insetos. Pela micrografia, podemos encontrar um mundo completamente novo, que nunca havia sido visto antes”, disse Al Habshi ao site LiveScience.

Na galeria abaixo, a SUPER destacou as dez melhores, escolhidas por um júri de jornalistas e cientistas.

Neste link, você pode ver ainda uma lista de menções-honrosas do concurso, que expõe as fotografias de artistas que ficaram de fora do top-20 mas também fizeram um trabalho de encher os olhos.