Clique e assine com até 75% de desconto

A cor do sexo debaixo da água

O que mais chama a atenção da fêmea ao ver o macho é a cor das escamas na região do ventre.

Por Da Redação Atualizado em 31 out 2016, 18h30 - Publicado em 30 jun 1990, 22h00

O que mais chama a atenção da fêmea ao ver um macho? Se for um peixe. a resposta é: a cor das escamas na região do ventre. De acordo com um recente estudo americano, uma barriga de tons bem vivos torna irresistível qualquer macho dos sete mares. Não é uma descoberta nova o fato de que, na maioria das espécies animais, quem decide um encontro amoroso é a fêmea, por sinal bastante exigente na escolha (SUPERINTERESSANTE número 3, ano 4). De espécie para espécie, porém, variam os critérios da seleção sexual.

No caso dos peixes, suspeita-se que a preferência por amizades vivamente coloridas seja a maneira pela qual a fêmea procura evitar parceiros doentes. Afinal, os peixes ficam opacos e apresentam manchas brancas no ventre quando têm alguma doença parasitária. Os cuidados instintivos da fêmea teriam menos a ver com o risco de adoecer do que com a sobrevivência da espécie: parasitados, os machos ficariam menos ágeis para lutar com outros peixes e, no jogo da vida, bom pai é aquele em condições de proteger os filhos – até debaixo da água.