Irmãos gêmeos têm afinidades acima da média?

Pesquisas feitas com gêmeos univitelinos separados ao nascer apontam para um papel importante da biologia no comportamento humano

Por Tânia Nogueira
Atualizado em 11 abr 2018, 15h36 - Publicado em 31 ago 2003, 22h00

Durante muitos anos, a ciência creditou as fobias a traumas passados. Então, se uma criança quase se afoga, ela vai ter medo de água para o resto da vida. No entanto, um estudo feito nos Estados Unidos com gêmeos univitelinos criados separadamente mostra que eles costumam compartilhar exatamente a mesma fobia.

A espantosa afinidade que existe entre os gêmeos é um dos mistérios que a ciência não conseguiu desvendar. Hoje se sabe que as semelhanças no comportamento de gêmeos monozigotos, ou seja, que nasceram de um mesmo óvulo e um mesmo espermatozóide e têm DNA idêntico, não se deve apenas à convivência.

Vizinhos desde o útero

“Qual a razão dessa afinidade?”, diz Luiz Celso Pereira Vilanova, professor de neurologia infantil na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). “Material genético idêntico, vivência intra-uterina idêntica? A ciência ainda não conhece muito bem o papel da biologia em estabelecer comportamentos.”

Quando criados juntos, é comum que, na primeira infância, na fase em que estão aprendendo a falar, os gêmeos desenvolvam um linguagem própria que só eles entendem. Tem gente que diz que gêmeos desenvolvem inclusive uma espécie de telepatia, que mesmo separados por um oceano sabem o que está acontecendo um com o outro. “Não existe nenhuma evidência científica disso”, diz Vilanova. “Mas a ciência é só um tipo de conhecimento. Existem outros, o conhecimento empírico, o conhecimento teológico. É que na nossa sociedade nós valorizamos muito o conhecimento científico.”