Afrodisíaco Repelente
Substância produzida por besouros meloídeos, considerada afrodisíaca, serve, na verdade, como defesa contra besouros de outras espécies.
Há muito tempo faz parte do folclore masculino a crença nos infalíveis poderes afrodisíacos da cantarída, substancia produzida pelos besouros melóideos. Na verdade, a cantarída é extremamente tóxica para seres humanos. Mas onde há fumaça há fogo: machos de outras espécies de besouros costumam devorar a carcaça ressecada de melóideos, rica na substância, antes de um encontro amoroso. E os químicos concordam que no acasalamento dos besouros a cantarída é essencial, embora por motivos nada eróticos.
De fato, quando um grupo de machos se aproxima, a fêmea prova uma substância gelatinosa liberada pela cabeça de seus pretendentes; assim percebe qual deles ingeriu a cantarída- e este será o seu escolhido. Isso porque a substância é não uma arma de sedução, mas de defesa, que repele predadores como percevejos. Ao se acasalar, a fêmea incorpora doses extras da cantarída do macho, para mais tarde dividi-las com os filhotes, garantindo proteção a toda família.