GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Afrodisíaco Repelente

Substância produzida por besouros meloídeos, considerada afrodisíaca, serve, na verdade, como defesa contra besouros de outras espécies.

Há muito tempo faz parte do folclore masculino a crença nos infalíveis poderes afrodisíacos da cantarída, substancia produzida pelos besouros melóideos. Na verdade, a cantarída é extremamente tóxica para seres humanos. Mas onde há fumaça há fogo: machos de outras espécies de besouros costumam devorar a carcaça ressecada de melóideos, rica na substância, antes de um encontro amoroso. E os químicos concordam que no acasalamento dos besouros a cantarída é essencial, embora por motivos nada eróticos.

De fato, quando um grupo de machos se aproxima, a fêmea prova uma substância gelatinosa liberada pela cabeça de seus pretendentes; assim percebe qual deles ingeriu a cantarída- e este será o seu escolhido. Isso porque a substância é não uma arma de sedução, mas de defesa, que repele predadores como percevejos. Ao se acasalar, a fêmea incorpora doses extras da cantarída do macho, para mais tarde dividi-las com os filhotes, garantindo proteção a toda família.