PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Animais de Estimação – Briga de cães e gatos

A ciência já descobriu muito além do estereótipo - gatos independentes e cachorros fiéis. Por isso, antes de escolher o bicho, leve tudo em consideração. Até a diferença do salto de suas pulgas

Por Da Redação Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 31 out 2016, 18h39 - Publicado em 31 Maio 2012, 22h00

Desobediência mata
Já é sabido que os cães pequenos vivem mais do que os grandes. Mas o que acontece entre dois cachorros de mesmo porte? Quanto mais obediente for sua raça, mais tempo ele viverá, concluiu um estudo publicado na revista The American Naturalist em 2010, no qual foram comparadas a longevidade e a personalidade de 56 raças caninas. O motivo seria o ritmo de vida “carpe diem” dos mais agressivos e desobedientes, que têm um metabolismo mais acelerado.

Melhor que bebê
Cachorros conseguem contar até 5 e percebem quando uma conta simples está errada – algo como 1 osso + 1 osso = 3 ossos. Segundo o psicólogo Stanley Coren, da Universidade da Colúmbia Britânica, no Canadá, a média dos cachorros é capaz de aprender 165 palavras e tem habilidade mental de uma criança de 2 a 2,5 anos. Só precisa treiná-los.

Cuidado: cão pessimista!
Cachorros pessimistas destroem mais objetos e fazem mais sujeira no lugar errado quando estão sozinhos, concluíram pesquisadores da Universidade de Bristol, no Reino Unido. Eles treinaram 24 cães a associar uma tigela de comida cheia a um canto da sala e uma vazia a outro. Depois, colocaram tigelas fora de seus lugares para ver como eles reagiam. Os que corriam com entusiasmo eram considerados otimistas, e os que nem ligavam, pessimistas. Comparando isso com seu comportamento quando sozinhos, viram que os pessimistas sofriam mais com a separação dos donos – e destruíam as coisas a sua volta.

O melhor amigo da mulher
Mulheres extrovertidas e jovens se comunicam mais facilmente com gatos, concluiu estudo da Universidade de Viena, que analisou as interações e personalidades de 40 gatos e seus donos. Ele também apontou que a ligação entre humanos e gatos pode ser tão profunda quanto entre humanos e seus bebês.

Pulga x Pulga
As pulgas de cachorros pulam mais que as de gatos. As médias são de 15,5 centímetros de altura contra 13,2 centímetros das dos gatos, concluiu a pesquisa da Escola Nacional de Veterinária de Toulouse, na França, que recebeu com isso o prêmio Ig Nobel de 2008 na categoria Biologia.

Os cães mais espertos

1. Border Collie

Continua após a publicidade

2. Poodle

3. Pastor alemão

Os cães mais bobões

Continua após a publicidade

1. Buldogue

2. Basenji

3. Galgo afegão

Bichos brilhantes

Continua após a publicidade

Cientistas coreanos da Universidade Nacional de Seul criaram em 2009 um beagle fluorescente -o primeiro cachorro transgênico de que se tem história. O gene de uma anêmona do mar que brilha em vermelho na luz ultravioleta foi introduzido numa célula epitelial de um beagle; esta foi então clonada e transferida para um óvulo de uma cadela, por sua vez fertilizado para dar origem a “Ruppy” – mistura de “rubi” com “puppy” (“filhote”, em inglês). Hoje já são 4 fêmeas e 2 machos que brilham na luz negra.

Comunicadores natos

Para conseguir prontamente algo de seus donos, gatos miam de um jeito especial, descobriram pesquisadores da Universidade de Sussex, Reino Unido. Ao ouvir os miados de gatos com fome e de outros mais relaxados, voluntários acharam mais urgente atender os primeiros. Por quê? O som tem frequência aproximada à do choro de bebês humanos.

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.