Assine SUPER por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Animal em extinção não sensibiliza ninguém

A maioria das pessoas continua achando que perda de biodiversidade é um problema "para o futuro"

Por Reinaldo José Lopes
Atualizado em 31 out 2016, 18h53 - Publicado em 5 abr 2012, 22h00

Claro que todo mundo fica triste ou preocupado ao descobrir que uma espécie corre o risco de desaparecer. Mas acredite: evocar a imagem de um animal em extinção não é a melhor forma de convencer alguém a preservar a natureza. Quem entende de marketing garante que esse tipo de mensagem não funciona porque carrega uma carga negativa – a ideia de causa perdida, que desestimula a ação prática.

Não que a extinção de espécies deva ser deixada de lado, muito pelo contrário! Mas a prova de que os marqueteiros verdes estão certos, segundo eles mesmos, seriam as pesquisas de opinião que demonstram a insensibilidade geral para esse tema – apesar do bombardeio de mensagens preservacionistas baseadas na extinção. Um levantamento feito em 2010 na Europa revelou que mais de 70% dos europeus acreditam que a perda de biodiversidade é um problema “para o futuro”. Se é assim no Primeiro Mundo, imagine aqui no Brasil.

“As pessoas só protegerão a natureza por vontade, não por dever”, costuma pregar o pessoal da Futerra Sustainability Communications, uma agência britânica de marketing conservacionista que defende abordagens mais “positivas” da questão. Em vez de apelar para a extinção de espécies, dizem os marqueteiros, deveríamos destacar quão bonita, exótica e fascinante é a vida selvagem. Ou ressaltar os benefícios, inclusive financeiros, proporcionados pela preservação dos mares e das florestas. Segundo a Futerra, essas são mensagens que emocionam, despertam a curiosidade, estimulam o engajamento – bem mais eficientes e motivadoras.

 

 

 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 12,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.