GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Assassinato em série

As projeções utilizam o conjunto de condições ambientais necessário para que uma espécie sobreviva.

Reinaldo José Lopes

Um dos piores genocídios biológicos da história da Terra pode acontecer em meros 50 anos, a menos que se tomem medidas imediatas para deter o aquecimento global. Mais da metade (52%) das espécies de animais e plantas que existem poderá estar extinta ou em risco de extinção caso a temperatura média do planeta suba mais que 2 graus Celsius até lá.

Se o aquecimento for menor que 2 graus, a perda será de 24%. O estudo foi publicado na revista Nature por um grupo de cientistas que incluiu uma bióloga brasileira.

Causadas pela emissão descontrolada de gases que pioram o efeito estufa, os efeitos das mudanças foram estimados em quase todos os cantos do planeta.

As projeções utilizam o conjunto de condições ambientais necessário para que uma espécie sobreviva. Na maioria dos casos, quando se leva em conta o aquecimento, essas condições simplesmente desaparecem, e o bicho não tem para onde correr.

“Há um vislumbre de esperança”, diz o biólogo britânico Chris Thomas, que coordenou a pesquisa. “Há enormes diferenças nas projeções para aquecimento global mínimo ou máximo, de modo que a ação política pode salvar muitas espécies.” Isso significa reduzir a queima de combustíveis fósseis (petróleo e derivados), os principais vilões do aquecimento global.