Clique e Assine SUPER por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Assista: Astronautas dão aulas de física na Estação Espacial Internacional

A ideia nasceu com Christa McAuliffe, professora que tinha o sonho de dar aulas de física diretamente do espaço, mas foi vítima da explosão da nave Challenger em 1986.

Por Maria Clara Rossini
Atualizado em 12 mar 2024, 13h06 - Publicado em 10 Maio 2019, 19h16

No dia 28 de janeiro de 1986, a espaçonave Challenger decolou rumo ao espaço. Apenas 73 segundos depois, sem mal chegar ao céu, ela explodiu e levou consigo seus sete passageiros. Um deles era Christa McAuliffe. Ela era uma civil, sem experiência profissional. Christa era professora de física, convidada para a missão para levar sua profissão para fora da Terra. Ela planejou uma série de aulas, que seriam filmadas diretamente do espaço – mostrando conceitos de física na prática, em uma realidade bem diferente da Terra.

Hoje, podemos considerar que sua missão finalmente foi cumprida. Educadores-astronautas passaram um ano na Estação Espacial Internacional gravando vídeos e dando aulas de física – com base nos planos de aula de Christa.

Os temas são os mesmos que eram dados pela professora aqui na Terra e que ela planejava levar ao espaço. A diferença é que, por lá, as experiências podem ficar bem mais interessantes.

Falar sobre leis de Newton, por exemplo, ajuda a entender como elas se aplicam em situações com muito menos gravidade, resistência do ar e todo tipo de atrito. O ambiente, portanto, é perfeito para testá-las.

Continua após a publicidade

Quando uma bola está em movimento no espaço, ela realmente permanece em movimento, ilustrando exatamente o conceito de inércia.

Caso um professor aqui da Terra queira levar esses exemplos para a sala de aula, os vídeos podem ser encontrados no canal Nasa Education, no Youtube. Além disso, eles também disponibilizam apostilas gratuitas com um programa de aula e perguntas para os alunos.

Christa seria a primeira professora civil a sair da Terra. Ela participaria do programa Um Professor no Espaço, da Nasa. O programa pretendia levar professores ao espaço para que eles pudessem compartilhar suas experiências com alunos posteriormente. Depois do acidente, ele acabou sendo adiado. 30 anos depois, a Nasa promoveu o Um Ano de Educação na Estação em homenagem a Christa. Graças a ela, hoje milhões de alunos podem ter aulas (praticamente) de outro mundo.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.