GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Buraco no Sol gerou tempestades magnéticas perto da Terra

Imagem registrada pela Nasa mostra uma área escura no Sol, que significa que há um campo magnético aberto para o espaço

A Nasa fotografou uma área escura no Sol. A imagem, registrada pelo Observatório de Dinâmicas Solares, foi divulgada na última quarta-feira (14). O buraco, chamado de coronal, acabou gerando uma tempestade solar bem próxima da Terra, o que acabou resultando em noites belíssimas de aurora boreal. Nós até divulgamos um vídeo que mostra baleias caçando sob as luzes do fenômeno.

O buraco funciona quase como um portal – é uma área onde o campo magnético do Sol fica aberto para o Universo. Esses buracos são parte da coroa solar e acabam mudando de tamanho e formato o tempo inteiro, uma vez que a superfície não é rígida. Onde o buraco fica a camada é super fina e com baixa densidade, o que acaba liberando material solar para o espaço

Só que essas partículas não são simplesmente liberadas. Elas são expelidas por ventos super velozes, que podem chegar a impressionantes 800 km/s. Essas tempestades são comuns e acontecem quando o Sol está em alta atividade. Quando sua atividade está mais baixa, o buraco coronal acaba ficando confinado na região polar do astro.

Fique por dentro das notícias sobre Astronomia em: Mistérios do Universo