GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Câncer surgiu há 1 bilhão de anos

Estudo sugere que doença se originou em formas de vida pré-históricas

Cada vez mais gente tem câncer – segundo a Organização Mundial da Saúde, o número de casos vai crescer 50% até o final da década. Consequência do estilo de vida moderno. Mas um estudo sugere que o câncer, na verdade, pode ter origens remotas – em criaturas muito antigas, os metazoários, que existiram há aproximadamente 1 bilhão de anos.

Naquela época, as formas de vida mais sofisticadas eram meros agrupamentos de células, praticamente iguais e com o único objetivo de se reproduzir a qualquer custo. Esse comportamento é extremamente parecido com o dos tumores – cujas células apresentam pouca diferenciação de funções e se multiplicam de forma descontrolada. Os cientistas acreditam que, como o ser humano evoluiu a partir dos metazoários, o câncer é provocado por resíduos do DNA deles: fragmentos genéticos de 1 bilhão de anos atrás, que estão dentro das nossas células – e voltam à vida na forma de tumor. “O aparecimento de tumores no corpo é uma manifestação do metazoário que existe dentro de nós”, diz o estudo, assinado por Paul Davis e Charles Lineweaver, da Universidade do Arizona e da Universidade Nacional da Austrália.

A má notícia é que, se existe há 1 bilhão de anos, o câncer teve tempo para desenvolver táticas de sobrevivência. “Ele tem muitas habilidades, que não podem ser explicadas somente por sua eventual evolução dentro do corpo [do paciente]”, diz Lineweaver. A boa notícia é que, desvendando a origem dos tumores, será possível enfrentá-los melhor. “Conhecendo as armas do inimigo, a batalha fica muito mais fácil.”