GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Cérebro: o que você tem na cabeça?

Ele é gelatinoso e feio. Mas resume, em seus volteios esquisitos, tudo o que você é. No Universo inteiro, não existe nada tão perfeito quanto um cérebro humano.

Igor Fuser

Ele pesa 1 quilo e 400 gramas e ninguém diria que é bonito. Tem o tamanho de um frango assado. Parece uma noz gigante. E é, de fato, mole – se você espremer os miolos com força, escorrerá um líquido amarelado, pois 85% do que existe ali é água, uma proporção maior do que no sangue.

Nessa bola gelatinosa, protegida pela couraça do crânio, está guardado tudo o que faz você ser quem você é. O seu pensamento, as suas emoções, as suas lembranças. É ele quem comanda todos os seus movimentos, conscientes e inconscientes – da garfada numa batatinha frita às batidas do seu coração. Graças a ele o seu corpo respira, transforma a comida em energia e pratica esportes. É ele quem faz você dormir de noite e acordar de manhã.

O cérebro é tão importante que, quando você nasce, ele já está bem mais desenvolvido do que o resto do corpo. Um bebê já possui todos os 14 bilhões de neurônios, as células cerebrais, de que disporá na idade adulta. A quarta parte de todo o oxigênio que você respira vai para o cérebro, apesar de este órgão constituir apenas 2% da massa corporal. O seu cérebro também vai assinalar a hora exata em que você deixará de existir, pois o falecimento só acontece oficialmente a partir da morte cerebral.

Com tudo isso, custa entender como, durante milênios, a humanidade acreditou que a moradia da mente era o coração. Só no século XIX, com os avanços da ciência, é que o cérebro humano começou a desvendar a si mesmo. E a perceber tudo o que tem de fundamental, de incomparável.

Aí está, grudado no seu pescoço, o organismo mais complexo e fascinante de que se tem notícia no Universo inteiro. Cuide bem dele.

A casa da consciência

A superfície – ou córtex – é a região mais desenvolvida do cérebro. Lá é armazenada e processada a maior parte das informações. O córtex só cabe dentro do crânio por que está “amassado”. Estendido, ficaria do tamanho de uma folha dupla de jornal. O desenho à direita mostra também o cerebelo, a central do equilíbrio, e o bulbo, responsável pela manutenção da respiração e dos batimentos cardíacos.

Tamanho é documento

Entre todos os animais, o homem é o que apresenta o maior cérebro em relação ao tamanho da cabeça. Se a proporção do crânio humano em relação ao órgão fosse igual à de um chimpanzé, ele teria de ser três vezes maior do que é. Nossa cabeça seria como a dos ETs da ficção científica. Já pensou como você ficaria de chapéu?