Chuva de meteoros desta quinta-feira será a mais intensa do ano

Por EXAME.com
Atualizado em 8 mar 2024, 09h26 - Publicado em 10 ago 2015, 14h15

Por Marina Demartini

A partir do primeiro minuto desta quinta-feira (13), acontece o ápice da chuva de meteoros das Perseidas. O evento é um dos mais esperados pelos amantes de astronomia, já que é a chuva mais intensa do ano. A expectativa é que milhares de feixes de luz risquem o céu. De acordo com a Nasa, o fenômeno pode ser visto a olho nu até por volta das 4h. Ou seja: se você quiser ver, terá de ficar acordado durante a madrugada.

Para que uma chuva de meteoros aconteça, a Terra precisa entrar na órbita de um cometa (neste caso, o Swift-Tuttle). Durante a viagem no espaço, cometas ejetam partículas. Quando essas partículas adentram a atmosfera terrestre, elas entram em combustão – o atrito com a atmosfera faz com que elas queimem. O brilho que vemos no céu é exatamente o rastro deixado pelas partículas em chamas.

Segundo Gustavo Lanfranchi, coordenador do Mestrado em Astrofísica da Universidade Cruzeiro do Sul, poderão ser vistos cerca de 100 meteoros por minuto na madrugada do dia 13 de agosto.

“A velocidade média dessas partículas é de 1.000 km/h. Elas, geralmente, têm tamanhos que variam de milímetros a centímetros”, disse Lanfranchi em entrevista a EXAME.com.

Este ano já aconteceram cinco chuvas de meteoros. A de Delta Aquarídeas, em julho, foi a mais fraca até agora, com 16 meteoros por minuto.

Como ver o evento

A chuva de meteoros poderá ser vista a olho nu. No entanto, para quem mora em grandes centros urbanos, será difícil enxergar o fenômeno. A poluição e forte iluminação nesses locais dificulta a visão dos rastros.

“Se você quiser ver a chuva de meteoros, é melhor ir para algum lugar bem alto e afastado dos grandes centros”, comenta o professor.

O evento astronômico poderá ser visto com mais intensidade nas regiões Norte e Nordeste do país, devido à trajetória do cometa Swift-Tuttle.

Se você tem medo de que os meteoros destruam a Terra, não se preocupe. As partículas são extremamente pequenas e se dissolvem antes de colidir com o chão.

“O fenômeno não traz nenhum risco para o planeta. No máximo algum problema com satélite, mas nunca vi isso acontecer”, conclui o professor.

Os principais fenômenos astronômicos que você verá em 2015