PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Com que sonham os ratos

Por Da Redação Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 31 out 2016, 18h48 - Publicado em 31 mar 2004, 22h00

Os ratos são de longe os mais contumazes freqüentadores dos laboratórios. Cientistas fazem deles gato (ops!) e sapato. E descobrem coisas tão fascinantes quanto inúteis. Uma pesquisa do Centro para Aprendizado e Memória do Instituto de Tecnologia de Massachusetts, o MIT, nos Estados Unidos, mostrou que, assim como nós, os roedores sonham. Outra experiência, do The Amgen Institute, em Toronto, Canadá, resultou na criação de super-animais, que não sofrem nenhuma dor, nem quando submetidos a longas sessões de tortura.

Matthew Wilson descobriu que os ratos sonham ao monitorar a atividade cerebral dos bichinhos. Segundo ele, os testes provaram que é possível perceber se os sonhos estão ligados a experiências reais ou não. Para estimular as percepções, o doutor Wilson e sua equipe fizeram as cobaias correr ao longo de um labirinto circular. No final da brincadeira, todos ganhavam comida como recompensa. Os cientistas monitoraram o cérebro dos animais durante a atividade. Depois, repetiram o procedimento quando eles estavam num estágio de sono profundo. A grande novidade foi perceber que os dados obtidos nas duas etapas foram bem parecidos. Tanto é assim que os pesquisadores concluíram que os ratos sonharam com o labirinto…

Já os cientistas canadenses modificaram um camundongo geneticamente e criaram um animalzinho que não produz uma proteína conhecida pela sigla em inglês Dream (em português, sonho). Acredita-se que, apesar do nome, ela seja a responsável pela sensação de desconforto físico. Josef Penninger e sua turma massacraram o rato… que não está nem aí.

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.