GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Como os cientistas descobrem as características de uma estrela?

Características como temperatura, composição, rotação, brilho e tamanho estão todas interligadas. Cada uma serve de "pista" para descobrir a próxima

FERRAMENTAS DE TRABALHO
As três técnicas mais utilizadas pelos pesquisadores

Fotometria
É o registro da intensidade do brilho dos objetos celestes feito a partir de um telescópio e um detetor eletrônico

Imageamento
É uma espécie de “foto” do corpo celeste, feita com uma câmera especial e um bom telescópio

Espectroscopia
É uma espécie de prisma que divide a luz emitida pela estrela em diversas cores, analisando quais as maiores incidências no espectro eletromagnético

Veja também
  • query_builder

UMA COISA LEVA À OUTRA
O passo a passo que revela a “ficha corrida” da estrela

1. ESPECTRO ⇒ TEMPERATURA ⇒ COMPOSIÇÃO
Por meio da espectroscopia, os astrônomos conseguem classificar as estrelas de acordo com as características de seus espectros (a “cor”, digamos). Essa já é uma excelente pista! A classe espectral está intimamente ligada à temperatura, que é medida em Kelvin (para descobrir o valor em Celsius, é só subtrair 273). Conhecendo a temperatura, o próximo passo é determinar a composição química. Veja o caso das estrelas azuis, por exemplo: elas são as mais quentes, com temperaturas altas o suficiente para ionizar o hélio em sua atmosfera.

2. ESPECTRO ⇒ ROTAÇÃO
Todas as estrelas giram. Algumas giram mais devagar (como no caso do Sol, que tem uma rotação a menos de 2 km/s), e outras (as maiores) mais rápido, quase a ponto de se despedaçar (atingindo de 200 a 300 km/s). A rotação é determinada a partir da análise espectral: quanto mais estreitas as linhas espectrais, menor é a velocidade – e vice-versa.

3. DISTÂNCIA EM RELAÇÃO À TERRA
Feche um olho e foque em algo à sua frente. Agora abra esse olho e feche o outro. A coisa parece deslocada para o lado? É o efeito paralaxe: a diferença na posição de um objeto quando visto por pontos diferentes. Os cientistas usam essa “triangulação” para definir a distância de uma estrela em relação à Terra em sua órbita.

4. BRILHO ⇒ TAMANHO