PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Conheça o álcool sintético que dá barato mas não deixa ressaca

A bebida promete dar o mesmo grau do álcool natural, mas sem causar as temidas dores de cabeça, náuseas ou boca seca.

Por Karin Hueck
Atualizado em 31 out 2016, 19h02 - Publicado em 27 set 2016, 11h15

 
Para quem gosta de uma mesa de bar, parece bom demais para ser verdade: vem aí um novo tipo de álcool, que tem os mesmo efeitos recreativos da bebida tradicional, mas que não deixa ressaca no dia seguinte. A criação, de um professor de medicina do Imperial College de Londres, foi chamada de “alcosynth” e foi inventada para causar os mesmo efeitos, digamos, “sociais” do álcool – ou seja, a embriaguez. A parte boa é que o composto sintético não provoca os mesmos males para o corpo, como a dor de cabeça, o enjoo e a boca seca. 
Continua após a publicidade
 
David Nutt, o inventor da bebida, já criou mais de 90 alcoóis sintéticos, mas agora ele aposta em dois compostos específicos, que são mais parecidos com a bebida natural. A ideia é testar os drinks em laboratório e se assegurar de que eles não causem (muito) mal para as pessoas. Ele espera que, até 2050, o alcosynth substitua o álcool normal nos happy hours ao redor do mundo. “Minhas bebidas sintéticas vão muito bem em mojitos, por exemplo. Um deles tem um sabor levemente amargo e o outro é essencialmente sem gosto”, disse Nutt ao jornal The Independent. “Você vai ter o prazer do álcool, sem causar danos ao fígado e ao coração.”
 
Os efeitos do álcool sobre o corpo já foram bem estudados e é graças a esse conhecimento que se tornou possível desenvolver uma bebida que imite seus efeitos agradáveis – e dispense os incômodos. “Sabemos em que partes do cérebro são trabalhados os efeitos bons do álcool e conseguimos replicá-los. Aí é só evitar as áreas ruins, que evitamos também os efeitos indesejados”, diz Nutt.
Continua após a publicidade
 
A esperança é que o alcosynth ajude a diminuir os gastos públicos que o álcool provoca, com o tratamento de viciados, por exemplo. A bebida sintética deve também agradar ao mercado, que não vê a hora de botar nas prateleiras uma versão mais saudável da birita. “As pessoas querem bebidas mais saudáveis, “diz Nutt.
 
Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.