GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Do big-bang ao bangue-bangue

Rodrigo Rezende

Big-bang

Antes da explosão que deu origem ao Universo, não havia o que chamar de “antes”. Foi só com o big-bang, há 13,7 bilhões de anos, que o tempo e o espaço começaram a existir. E, em menos de 1 milésimo de segundo após a explosão, vieram à luz as partículas que compõem a própria luz: os…

Fótons

Raios X, raios gama, ultravioleta, infravermelho, microondas, ondas de rádio e a imagem da página que você lê agora. Tudo isso é feito dos fótons. As maiores fábricas dessas partículas são as estrelas. Até o século 19, o homem tinha de se virar com os fótons que vinham de uma delas (o Sol) ou do fogo. Até que nasceu…

Thomas Edison

As lâmpadas elétricas espalharam fótons pelo mundo e encheram os bolsos de Edison, que as tinha inventado. Mas ele queria mais. Então patenteou 1 907 aparelhos, entre eles a câmera cinematográfica. Foi para fugir do pagamento da patente para Edison que produtores de cinema de Nova Jersey mudaram para…

Hollywood

Não é por coincidência que Hollywood fica ao lado do México. A proximidade com a fronteira dava uma rota de fuga para empresários processados. Sem contar que os terrenos baratos funcionavam bem como locação de filmes. Em 1910, rodaram a primeira película ali: Na Velha Califórnia, de D.W. Griffith. Era um filme de…

Bangue-bangue

O apelido dos filmes de caubói vem do som dos tiros. E foi exatamente o mesmo barulho (bang) que o astrônomo Fred Hoyle escolheu para ridicularizar a teoria de que o Universo surgiu numa explosão. O nome “big-bang” pegou. Mas o tiro saiu pela culatra, já que a teoria acabou aceita pela comunidade científica.