PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Engrenagem da vida

Estimava-se que, se não tivesse recebido o coração, ele morreria em agosto. Depois dele, outros cinco pacientes receberam corações artificiais, com sobrevida maior.

Por Da Redação Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 31 out 2016, 18h53 - Publicado em 28 fev 2002, 22h00

Um coração normal bate de 70 a 80 vezes por minuto durante 70 anos, em média. Contruir um mecanismo que cumpra a mesma tarefa por cinco anos era tudo o que queriam os cientistas da Abiomed, uma companhia americana com sede em Massachusetts. O modelo funcionou bem em vacas, mas em humanos o sucesso ainda não é tão grande. O primeiro paciente a receber a máquina, um americano de 59 anos, foi operado em julho do ano passado, mas morreu em dezembro. Estimava-se que, se não tivesse recebido o coração, ele morreria em agosto. Depois dele, outros cinco pacientes receberam corações artificiais, com sobrevida maior. O modelo promete dar mais tranqüilidade aos pacientes que esperam nas filas de transplante no mundo inteiro. A bateria do Abiocor é recarregada continuamente por ondas de rádio. Um dos aspectos mais impressionantes da novidade, além da miniaturização dos componentes, é sua capacidade de bombear sangue de acordo com a necessidade do paciente. Um coração verdadeiro bombeia 5 litros por minuto. O órgão artificial consegue bombear até 10 litros no mesmo tempo.

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.