Essas novas imagens de Júpiter parecem pinturas de Van Gogh

Nasa divulgou mais fotos do gigante gasoso feitas pela sonda Juno

Por Ingrid Luisa
Atualizado em 17 Maio 2023, 15h21 - Publicado em 13 abr 2018, 18h05

Há mais de 400 anos, Galileu, com condições mínimas, viu as listras de Júpiter e descobriu 4 de seus principais satélites — as não à toa chamadas “luas de galileu”. Imagine se ele estivesse vivo e visse as novas imagens divulgadas pela Nasa do gigante gasoso. A sonda Juno está desde 2016 na órbita do astro tirando fotos e captando informações para que os cientistas tentem entender a origem e a evolução do maior planeta da nossa galáxia  — mapeando campo genético, procurando compostos e fornecendo imagens a uma distância nunca antes vista.

Não há muito mais a ser dito sobre a missão que já não contamos antes — você pode conferir aqui detalhes sobre os ciclones vistos na superfície do planeta, e aqui você entende sobre os pólos (ou a bunda) do gigante. A novidade, agora, são as imagens. Usando uma câmera chamada JunoCam, a última aproximação máxima da sonda e de Júpiter (no momento em que eles ficam a apenas 4 mil quilômetros de distância) foi em 1º de abril, e gerou fotos surpreendentes divulgadas nesta semana — nuvens turbulentas que mais parecem pinturas de Van Gogh.