Clique e Assine por apenas 8,90/mês

Estranha leveza do Giroscópio

Físicos japoneses realizam experiência com giroscópio que pode indicar a existência de uma quinta força na Natureza, a antigravitação.

Por Da Redação - Atualizado em 31 out 2016, 18h54 - Publicado em 31 mar 1990, 22h00

Dois físicos Japoneses anunciaram recentemente o resultado de uma experiência que talvez seja um indício de que a teoria do americano Ephraim Fischbach sobre a existência de uma quinta força do Universo – a antigravitação, uma espécie de imagem espelhada da conhecida gravitação – não é tão absurda como pensam alguns cientistas. Os pesquisadores da Universidade Tohoku registraram de fato um fenômeno aparentemente impossível: um corpo fica mais leve ao girar no sentido horário, sem apresentar alteração de peso no sentido antihorário.

O experimento usou giroscópios, dispositivos que fazem com que um disco ou um anel de metal girem em torno de um eixo fixo. A perda de peso observada foi proporcional à velocidade de rotação e à massa do giroscópio; nenhum outro novo fator introduzido nos testes teve qualquer influência no resultado. A notícia do experimento foi recebida com muita reserva nos meios científicos. “Ainda é muito cedo para deduzir daí alguma vinculação com a teoria da antigravitação”, acautela, por exemplo, o professor Élcio Abdala, do Instituto de Física da USP. “Mas os resultados tampouco negam a possibilidade.”