PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Fusão em equipe

Por Da Redação Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 5 mar 2024, 14h26 - Publicado em 31 mar 1988, 22h00

Há trinta anos cientistas do mundo inteiro sonham construir em reator nuclear de fusão – capaz de gerar grandes quantidades de energia e muito mais limpa do que a resultante dos atuais reatores de fissão (SUPERINTERESSANTE nº 5). A energia de fusão é liberada quando se atinge a temperatura de 300 milhões de graus centígrados – vinte vezes maior do que a do núcleo do Sol. Por aí já vê que poucos sonhos são tão ambiciosos como esse. A temperatura máxima alcançada – e por frações ínfimas de tempo – foi de 200 milhões de graus centrígrados. O reator de pesquisas de fusão da Universidade de São Paulo conseguiu 1.6 milhão de graus.

Para aumentar as chances dos cientistas, Estados Unidos, União Soviética, Japão e a Comunidade Econômica Européia resolveram partir para um trabalho em equipe. Cientistas desses países farão o projeto de um reator padrão. Em 1991, quando se espera que o projeto esteja pronto, será decidido se a construção do reator obedecerá ao mesmo esquema. Manfred Leiner, diretor da área de Física da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), torce para que a decisão seja sim: “Esperemos que o clima político internacional esteja ameno o suficiente para uma empreitada em comum”.

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.