PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Genética contra o crime

Por Da Redação Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 31 out 2016, 18h50 - Publicado em 30 nov 1987, 22h00

Já se foi o tempo em que não deixar impressões digitais era meio caminho andado para um criminoso ficar impune. Primeiro na Inglaterra, depois nos Estados Unidos, a polícia está recorrendo à chamada impressão digital genética para achar o seu suspeito. Trata-se de uma técnica desenvolvida há dois anos, que consiste em identificar a seqüência de cromossomos contidos na molécula DNA de uma pessoa. O DNA – ácido desoxirribonucléico – traz as características individuais de cada ser vivo. Assim como não há duas pessoas com a mesmíssima impressão digital, não há duas pessoas com a mesmíssima seqüência de DNA.

Uma série de procedimentos complexos permite retratar a seqüência de uma pessoa a partir de qualquer tecido do corpo ou de uma gota de sangue. A impressão digital genética tem uma peculiaridade: herda-se metade da mãe e metade do pai. Por isso foi utilizada, desde a descoberta, para determinar a paternidade em processos judiciais – sendo um método mais preciso que os antigos testes de sangue. Nos últimos meses, começou-se a lançar mão da impressão digital genética para investigar os casos em que os criminosos deixam marcas no dos dedos. Afinal, um mero traço de sangue pode ser uma pista infalível para condenar ou absolver um acusado.

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.