Clique e Assine SUPER por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Hospital virtual

Com a telemedicina, seu médico vai ficar coladinho em você

Por Da Redação Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 31 out 2016, 18h48 - Publicado em 26 fev 2011, 22h00

Texto Maria Eduarda Leite

A internet já abocanhou as lojas, os bancos… E agora chegou a vez dos hospitais. Seu médico vai estar acessível em qualquer lugar. É o que se chama de telemedicina – a medicina a distância. Ela já funciona em instituições de pesquisa mais modernas e, em poucos anos, deve se espalhar pelos centros de saúde, para chegar à sua casa logo depois. A ideia é que os médicos possam obter informações sobre pacientes na tela do computador ou do celular, fazer consultas e acompanhamento médico via teleconferência e até colocar robôs para operar pessoas enquanto o cirurgião comanda o procedimento a quilômetros de distância. Veja as principais aplicações:

• Computação gráfica 3D:
Visualizar como o corpo humano funciona por dentro, sem precisar ver sangue de verdade. Em trabalhos como o Homem Virtual (www.projetohomemvirtual.com.br), da USP, dá para ver como funciona a digestão, o ciclo menstrual ou uma cirurgia de prótese de joelho. “Também dá para ver, por exemplo, como um vírus invade uma célula e passa a controlá-la”, conta Chao Lung Wen, professor da disciplina de telemedicina da USP.

• Telehomecare:
Chega a hora da sua consulta. Em vez de sair de casa e ir até o consultório, você liga um computador com webcam ou um smartphone e transmite para o médico os dados mais recentes sobre sua saúde. Isso já é realidade em mais de 30 estados americanos, que oferecem consultas virtuais a seus pacientes. “No Brasil, ainda estamos acordando para isso, mas é uma tendência para os próximos anos”, diz Chao Lung Wen. Acompanhados de longe por médicos e enfermeiros, pacientes podem ter o suporte clínico sem sair de casa.

Continua após a publicidade

• Cirurgias robóticas:
Em hospitais brasileiros de grande porte, cirurgias de alta precisão – especialmente neurocirurgias – já são feitas por robôs. Controlados por um cirurgião humano, os aparelhos são mais precisos do que o homem. A telecirurgia robótica, na qual o médico pode estar a quilômetros de distância, já é usada nas Forças Armadas americanas, que têm uma banda de satélite exclusiva para isso. Para os pacientes comuns, porém, a técnica ainda deve demorar cerca de 10 anos. Falta melhorar a conexão e reduzir custos, além de achar soluções para problemas técnicos: o que fazer, por exemplo, se o sinal cair?

+ Arca de Noé
Catalogar em um site todas as 1,8 milhão de espécies já registradas. Essa é a meta da Enciclopédia da Vida (www.eol.org), criada em 2007 pelo sociobiólogo E.O. Wilson. Para reunir tanta informação, um exército de leigos e cientistas trabalha colaborativamente.

+ Eu, robô
Uma das apostas para ampliar o tempo de vida humana são pequenos robôs, menores que uma célula, que serão injetados no corpo humano. Entre suas tarefas estará desobstruir artérias e matar células tomadas pelo câncer. A previsão é do futurista Ray Kurzweil.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Oferta dia dos Pais

Receba a Revista impressa em casa todo mês pelo mesmo valor da assinatura digital. E ainda tenha acesso digital completo aos sites e apps de todas as marcas Abril.

OFERTA
DIA DOS PAIS

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.