Clique e Assine a partir de R$ 9,90/mês

Insetos

Por Da Redação Atualizado em 31 out 2016, 18h46 - Publicado em 1 dez 1991, 00h00

Roberto Gonçalves Othero

Como os repelentes elétricos conseguem afastar os insetos?

Eles são compostos por uma caixa de plástico, uma resistência elétrica e uma pastilha, normalmente de acetato, impregnada geralmente com D-aletrina, um produto químico. Ligando-se o aparelho na tomada, a resistência esquenta e a substância repelente evapora e se espalha no ar. “Os insetos possuem antenas com sensores, chamados quimiorreceptores, que detectam substâncias irritantes ao seu organismo. Quando entram em contato com o produto químico suspenso no ar que age diretamente sobre o sistema nervoso, os insetos se afastam”, explica o biólogo José Henrique Guimarães, da Universidade de São Paulo. “Os insetos são mais sensíveis aos repelentes que os animais vertebrados, por isso, se usado em pequenas quantidades, não afetam pessoas ou animais.”

Insetos