Lombadas no meio do oceano
Cientistas franceses e americanos descobriram que o mar possui "lombadas", e que a expressão "ao nível do mar" não significa muita coisa. Um navio que saia da França rumo a Nova York sobe em média 70 centímetros.
A rigor, a expressão ao nível do mar não significa muita coisa, pois os oceanos estão tortos. Essa é a constatação das medidas feitas pelo satélite oceanográfico Topex-Poseidon nos últimos nove meses. Cientistas franceses e americanos descobriram, na França, para Nova York, um sobe em media 70 centímetros. De pendendo da região ao Oceano Atlântico pela qual estiver passando, a embarcação pode ficar alguns metros acima da altura inicial do porto francês.
As Causas são duas. A primeira é que o campo gravitacional do planeta e as correntes marinhas Roubam grandes massas de água de algumas partes do oceano e transferem pra outras, formando um desnível como o existente entre as águas que banham a Europa e a América atribuída à Corrente do Golfo. A segunda é o relevo do fundo do mar. Uma cadeia de montanhas submarina causa reflexos na superfície, enquanto as fossas abissais achatam-na.