Lua ajuda a causar terremotos

Além de criar as marés, a atração gravitacional que ela exerce sobre a Terra também pode desencadear tremores

Por Eduardo Szklarz
18 out 2017, 13h13

Essa é a conclusão do sismólogo Nicholas Van Der Elst, do Serviço Geológico dos EUA. Ele analisou décadas de atividade da temida falha de San Andreas, na Califórnia, e constatou que a atração que a Lua e o Sol (em menor grau) exercem sobre a Terra ajuda a provocar tremores de terra. Certos abalos ocorreram horas – ou dias – antes do que aconteceriam sem esse estímulo. A SUPER conversou com ele para entender.

Como a Lua influencia os terremotos?
Ela exerce uma pequena atração gravitacional sobre a Terra. Quando essa atração está alinhada com a direção do deslizamento de uma falha na crosta terrestre, há um incentivo extra para que ocorra um terremoto.

De que forma isso acontece?
As placas tectônicas da Terra são atraídas pela força gravitacional da Lua. Isso exerce uma certa pressão nas falhas da crosta terrestre [pontos em que uma placa encontra outra]. Essa pressão extra pode desencadear um tremor.

Qual fase da Lua é mais propensa a sismos?
A lua cheia e a lua nova. Nessas fases, as marés tendem a ser maiores, porque o Sol e a Lua estão alinhados e puxam [as placas tectônicas] na mesma direção.

Pesquisas como a sua podem ajudar a prevenir catástrofes?
O efeito da atração é pequeno demais para servir como alerta para terremotos. Mas os dados que reunimos vão nos ajudar a entender melhor os tremores e as condições das falhas tectônicas, onde a observação é impossível.