GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Nasa anuncia leilão de fotos históricas

As fotos mostram os bastidores da Apollo 11 e outros grandes eventos da história espacial

Foram pequenos clicks para o Homem, mas fotografias gigantescas para a humanidade – e agora elas estão à venda. A Nasa anunciou que fotografias vindas de algumas das mais importantes missões já realizadas pela agência; incluindo, claro, bastidores da Apollo 11.

São 30 fotos únicas. Literalmente. As imagens formam uma coleção da Nasa que foi impressa uma única vez. A técnica usada para impressão aliás, é outro destaque. O processo escolhido foi o ilfochrome, que resulta em imagens que não perdem a cor ou a nitidez por conta do tempo. São fotos não-deterioráveis.

LEIA: Nasa usava mulheres como “computadores humanos” – e as separava por cor

Além disso, elas são peças de museu. As fotos foram reveladas em 1985 especialmente para fazerem parte de uma exposição chamada Sightseeing; A Space Panorama (Passeio; Um Panorama Espacial, em português). Exposição, aliás, que deu bem certo: as fotografias passaram por 65 museus ao redor do mundo e somaram mais de 6 milhões de visitantes.

Se, por um acaso, você se interessou, é bom que tenha uma grana sobrando – ou esteja disposto a vender um carro. A estimativa é que o lance final chegue aos US$25 mil (quase R$78 mil). Se isso não for impedimento, dá para participar do leilão por meio desse link.

Abaixo, você vê algumas das fotos que foram colocadas à venda.