Clique e assine a partir de 8,90/mês

O incrível fóssil rastejante

A anatomia do crustáceo pré-histórico.

Por Da Redação - Atualizado em 31 out 2016, 18h34 - Publicado em 31 dez 2003, 22h00

Bruno Maçães

Ele parece o Predador, aquele alienígena que caça Arnold Schwarzenegger na selva. Mas é o inofensivo límulo, ou caranguejo-ferradura, um dos bichos mais estranhos da Terra. Com sua carapaça espinhuda, ele sobreviveu a diversas extinções em massa e é uma das espécies mais antigas do mundo, com mais de 500 milhões de anos. Quando os dinos surgiram, ele já era ancião. Como se vê, o ferradura é um fóssil vivo.

Qual o segredo de tanto sucesso? Entre outras coisas, ele come de tudo, mas também pode passar um ano sem comer. Não tem inimigos naturais e agüenta extremos de temperatura e salinidade. Em 1967, rendeu até um Nobel: seus receptores visuais e nervo óptico ajudaram a revelar como funciona a visão.

Atualmente, seu sangue é usado pela indústria farmacêutica e pela Nasa. A agência espacial o utiliza para localizar e exterminar bactérias em suas sondas, para que não contaminem outros planetas. É possível que seja enviado a Marte numa tentativa de detectar vida lá.

Apesar do nome, o ferradura não é um caranguejo nem é considerado um crustáceo. Suas quatro espécies – que ocorrem na costa leste americana e Sudeste Asiático – formam uma classe exclusiva do filo artrópode, a merostomata. E, se você encontrar um ferradura na praia, não precisa fugir. Apesar de chegar a mais de meio metro e ter seis pares de garras, ele não belisca. O ferradura pode assustar, mas é inofensivo como um cavalo. Cavalo-marinho, claro.

Lição de anatomia