GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

O misterioso sumiço do CO2

Fisiologista de plantas Richard J. Norby está estudando o desaparecimento de parte do dióxido de carbono produzido pelo homem.

Dos 9 bilhões de toneladas de dióxido de carbono(CO2) , o gás do efeito estufa, que o homem produz por ano1,5 bilhões acaba absorvido pelos oceanos , enquanto 3,5 bilhões se espalham pela atmosfera , onde impedem a dissipação da energia solar, contribuindo para aquecer o planeta. E os restante 4 bilhões ?Pois é, ninguém sabe ao certo onde vão parar. Existe apenas suspeita de que as florestas têm a ver como estranho sumiço. A vegetação seria capaz de absorver pelo menos parte do excesso de CO, até crescendo mais sob o estimulo do gás – que assim funcionaria como um fertilizante.

Para testar a hipótese, o fisiologista de plantas Richar J.Norby , do Laboratório Nacional de Oak Ridge, no Tennessee, se pôs a plantar árvores de varias espécies em ambiente carregado de CO. Passados dois anos, ele descobriu que pelo menos uma determinada variedade de carvalho, “Quercus Alba L.. respondeu com visível entusiasmos ao carbono extra, ostentando surpreendentes taxas de crescimento.

Ainda é cedo para falar das implicações desse achado. Mais talvez não seja absurdo imaginar que , plantando as arvores certas em larga escala, se possa retardar o aquecimento da Terra.