GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Organismos se esconde entre medula e nervos

Por que a herpes aparece e desaparece?

O que é herpes zoster?

“Não é possível explicar como o vírus da herpes ( que pega milhões de indivíduos no mundo) fica latente (vivo mas sem se manifestar) por um longo período, depois entra em atividade e volta a ficar latente, repetindo o ciclo varias vezes” diz o dermatologista Sérgio Talarico, da Escola Paulista de Medicina. O herpesvirus tipo 1 causa herpes labial, sem maiores conseqüências, e o 2 ocasiona herpes genital, perigoso para as grávidas. Depois de entrar no organismo – por gotículas de secreções ou contato direto -, ele se aloja nos gânglios nervosos sensoriais que ligam a medula aos nervos. Permanece lá até que algo o faça voltar à ação.

Não se sabe como o microorganismo acorda, mas ele volta à atividade quando o corpo tem uma queda de resistência. Ele sai dos gânglios e caminha para a região onde vai agir. Lá, invade as células e se multiplica, provocando a formação de pequenas bolhas que duram em média uma semana.

A herpes zoster também causa bolhas, mas é outra doença ( muito mais grave), causada por outro vírus, o varicela zoster. Os dois são “primos”, quer dizer pertencem à mesma família. O varicela, que curiosamente também causa a catapora , inflama os nervos, provocando intensa dor. Em geral a herpes zoster atinge idosos por que, ao chegar aos sessenta anos, algumas pessoas tem queda nas defesas do organismo”, diz o infectologista André Vilela Lomar, do Hospital Emílio Ribas, em São Paulo.