Clique e Assine a partir de R$ 9,90/mês

Parasita do gato afeta cérebro humano

Novo estudo aponta que o parasita pode agravar doenças como Alzheimer, Parkinson, esquizofrenia, epilepsia e até câncer

Por Bruno Garattoni Atualizado em 18 out 2017, 13h00 - Publicado em 18 out 2017, 12h44

O Toxoplasma gondii é um protozoário transmitido dos gatos para os humanos, e geralmente não causa sintomas – tanto que 30% da humanidade carrega o T. gondii sem saber.

Mas um novo estudo, feito por cientistas dos EUA, da Inglaterra, do Canadá e da Austrália, sugere que o parasita pode agravar doenças como Alzheimer, Parkinson, esquizofrenia, epilepsia e até câncer.

Os pesquisadores não sabem como, mas acreditam que tenha a ver com a ativação de genes que predispõem a essas doenças.

Também há indícios de que as pessoas infectadas pelo parasita têm o olfato alterado.

É a mesma coisa que acontece nos ratos contaminados pelo T.gondii, que sentem atração pelo cheiro dos gatos e acabam sendo comidos por eles, transmitindo o parasita para os felinos. Um ciclo completo – e diabólico.

Fonte: Toxoplasma modulates signature pathways of human epilepsy, neurodegeneration & cancer. Rima McLeod, Universidade de Chicago, e outros.

Parasita do gato afeta cérebro humano