Clique e Assine SUPER por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Pássaros cantam durante os sonhos

Aves criam melodias enquanto dormem – e um estudo conseguiu gravá-las

Por Eduardo Szklarz
Atualizado em 29 Maio 2018, 16h20 - Publicado em 29 Maio 2018, 09h50

Cientistas da Universidade de Buenos Aires e da Universidade de Utah conectaram eletrodos aos músculos vocais de dez diamantes-mandarins (passarinhos originários da Austrália, mas cultivados como aves de estimação em todo o mundo) e monitoraram sua atividade enquanto os bichinhos dormiam. Os pesquisadores constataram que, embora fiquem em silêncio, os pássaros movem os músculos vocais durante o sono – e improvisam melodias diferentes das que cantam durante o dia. A SUPER conversou com o argentino Gabriel Mindlin, um dos autores do estudo, para entender.

Qual é a diferença entre a canção que o pássaro canta de dia e a que ele sonha?
Durante o dia, o diamante-mandarim macho faz um canto repetitivo, sempre igual, que serve para atrair alguma fêmea para acasalamento. Mas, de noite, ele improvisa: canta uma combinação de sílabas, algumas graves e outras muito agudas.

Como vocês descobriram isso?
Nós já sabíamos que essa ave tem rajadas de atividade cerebral durante o sono, mas não conseguíamos interpretá-las. Então nós observamos os músculos vocais [com o passarinho cantando acordado] e associamos as diferentes contrações desses músculos ao som que cada uma delas produz. Isso nos permitiu traduzir os movimentos que o pássaro faz enquanto dorme – e decodificar a música que ele canta durante o sonho.

Qual é a função do sonho para o pássaro?
Sempre se acreditou que o sonho funcionasse como um mecanismo de consolidação [das memórias registradas durante o dia]. Mas há muita variação nas melodias que os pássaros cantam enquanto sonham – mesmo nas espécies que cantam de forma repetitiva quando estão acordadas. Será que eles estão fazendo uma ginástica?  [As melodias] seriam apenas erros aleatórios? Não sabemos.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.