GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Personagens – Mestres da adivinhação

Personagens inesquecíveis que fizeram fama com seus palpites

WALTER MERCADO

Quem – Espécie de Vovó Mafalda da astrologia – muita gente acha que o porto-riquenho é mulher, graças ao laquê no cabelo e às sobrancelhas delineadas. Acaba de completar 79 anos.

Famoso por – seu bordão “Ligue djá”, repetido na TV na década de 1990, nos comerciais de suas consultas astrológicas por telefone. Também apareceu em fotos com gente como Bill Clinton e Xuxa.

Método – Freestyle – as previsões misturam um pouco de astrologia, budismo e orações católicas.

Muito peculiar – Em outubro de 2010, Mercado mudou seu nome para Shanti Ananda. Ele declarou que uma revelação espiritual lhe mostrou que esse era seu verdadeiro nome místico.

Destino – Desapareceu da TV e centrou fogo na internet. Seu site (www.waltermercado.net) funciona para toda a América Latina e outros países como EUA e Canadá: basta fazer o cadastro para ver um menu de consultoras astrológicas, psicológicas, de tarô ou numerologia. Elas ligam para você a R$ 2,75 por minuto, no Brasil. Detalhe: Walter não está entre os consultores.

POLVO PAUL

Quem – Um polvo da espécie Octopus vulgaris, a mais comum, que vivia no aquário de Oberhausen, Alemanha.

Famoso por – ter previsto corretamente o resultado de todas as sete partidas da seleção alemã na Copa do Mundo de 2010, na África do Sul, além de acertar que a Espanha ganharia da Holanda na final.

Método – Duas caixas com mexilhões (sua comida) eram colocadas no aquário, com as bandeiras da Alemanha e do país adversário. A que fosse “abraçada” por Paul era seu palpite de vencedor.

Muito peculiar – Paul chegou ao auge da fama quando previu a derrota de seu país para a Espanha na semifinal: foi ameaçado de morte pelos torcedores alemães. Em tom de piada, o primeiro-ministro espanhol, José Luis Zapatero, ofereceu proteção oficial ao polvo.

Destino – Ele morreu pouco mais de 3 meses após a Copa, em 26 de outubro, aos dois anos e meio, de causas naturais. Um monumento em sua homenagem foi construído dentro do aquário de Oberhausen. É uma estátua de Paul abraçando uma imensa bola de futebol com a bandeira de vários países.

MÃE DINÁH

Quem – é Benedicta Finazza, vidente paulistana. Define-se como terapeuta holística, sensitiva e intuitiva com percepção extrassensorial.

Famosa por prever acidentes, doenças ou morte de diversas celebridades, de Clara Nunes a Paulo Maluf. A grande tacada foi supostamente adivinhar a morte dos integrantes do grupo Mamonas Assassinas 3 meses antes do acidente aéreo na serra da Cantareira, em São Paulo, em março de 1996.

Método – “Na raça” – ela não usa cartas, oráculos ou búzios. Declara que só precisar olhar para uma pessoa ou analisar seu nome completo e data de nascimento para começar a ter premonições.

Muito peculiar – Quando ela vê uma pessoa envolta por uma nuvem de fumaça negra cobrindo-lhe todo o corpo, diz que a pessoa vai morrer em breve. Se o nevoeiro não envolve a cabeça, pode ser apenas um acidente ou doença grave, sem morte.

Destino – Sua presença hoje é mais forte na internet do que nos canais de TV que ela frequentava nos anos 1990. Ela dá consultas pelo site http://www.maedinah.com.br: a previsão personalizada é vendida num plano anual. É possível também gerar seus números da sorte, de acordo com a numerologia do nome e da data de nascimento.

JUCELINO NÓBREGA DA LUZ

Quem – Paranormal paranaense. É acusado de fraudar os documentos tidos como provas de suas visões.

Famoso por – dizer que previu – e tentar provar com papéis teoricamente registrados em cartório – catástrofes como o choque do Boeing da Gol com o jato Legacy em 2006, a colisão do avião da TAM com o próprio prédio da empresa, em frente ao Aeroporto de Congonhas, em 2007, e o acidente com o voo 447 da Air France, desaparecido no oceano Atlântico em 2009.

Método – O sensitivo diz que se lembra dos seus sonhos 6 dias por semana. Neles, ouve vozes e vê desgraças. Ao acordar, digita numa máquina de escrever uma carta em duas vias e manda para os envolvidos na visão – de Ana Maria Braga e Michael Jackson à empresa Air France.

Muito peculiar – Mesmo ao sonhar em idiomas estranhos, ele diz contar com “tradução simultânea”.

Destino – Suas cartas circularam muito na internet após o acidente da TAM de 2007. Mesmo depois das acusações, ainda faz consultas por carta e telefone, em sua casa em Águas de Lindoia, São Paulo.