GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Pesquisadores descobrem por que as fezes dos vombates são cúbicas

Por anos, não se sabia por que as fezes deste marsupial saíam como pequenos cubinhos. Confira esta e mais duas notícias sobre...cocô!

Dejeto cubista

Os vombates são marsupiais da Austrália com uma estranha característica: seu cocô sai em forma de cubo. A razão, segundo um recente estudo, está nas paredes do seu intestino, que não têm elasticidade uniforme e, por isso, funcionam como uma máquina de compactação: os 8% finais do órgão comprimem tanto as fezes que elas saem nesse formato.

Equino campeão

Por US$ 200, é possível comprar um potinho com fezes do Silver Charm, campeão mundial de corrida de cavalo em 1997. A ideia veio de um artista do Kentucky, nos EUA, onde o esporte é muito popular. O dinheiro arrecadado vai para uma fazenda que recebe atletas animais já aposentados, como o próprio Silver.

Fonte de informação

Cientistas na ilha de Geórgia do Sul, na Antártida, coletam, toda semana, fezes de foca. A rotina escatológica serve para analisar a quantidade de krill. Essa criatura marinha serve de base da alimentação de muitos animais antárticos, e é bem sensível às mudanças climáticas – por isso, o krill serve de termômetro para as condições de vida na região.