Clique e Assine a partir de R$ 8,90/mês

Pesquisadores descobrem por que as fezes dos vombates são cúbicas

Por anos, não se sabia por que as fezes deste marsupial saíam como pequenos cubinhos. Confira esta e mais duas notícias sobre...cocô!

Por Rafael Battaglia Atualizado em 4 jul 2019, 16h42 - Publicado em 21 Maio 2019, 19h13

Dejeto cubista

https://www.instagram.com/p/BxrrXlwHxVy/

Os vombates são marsupiais da Austrália com uma estranha característica: seu cocô sai em forma de cubo. A razão, segundo um recente estudo, está nas paredes do seu intestino, que não têm elasticidade uniforme e, por isso, funcionam como uma máquina de compactação: os 8% finais do órgão comprimem tanto as fezes que elas saem nesse formato.

Equino campeão

Por US$ 200, é possível comprar um potinho com fezes do Silver Charm, campeão mundial de corrida de cavalo em 1997. A ideia veio de um artista do Kentucky, nos EUA, onde o esporte é muito popular. O dinheiro arrecadado vai para uma fazenda que recebe atletas animais já aposentados, como o próprio Silver.

  • Fonte de informação

    Cientistas na ilha de Geórgia do Sul, na Antártida, coletam, toda semana, fezes de foca. A rotina escatológica serve para analisar a quantidade de krill. Essa criatura marinha serve de base da alimentação de muitos animais antárticos, e é bem sensível às mudanças climáticas – por isso, o krill serve de termômetro para as condições de vida na região.

    Continua após a publicidade
    Publicidade