GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Pesquisadores descobrem última refeição de homem que viveu há 5 mil anos

Ötzi é uma das múmias mais antigas já descobertas - e fez uma refeição de rei antes de ser assassinado

Ötzi, o Homem de Gelo, foi descoberto há quase 30 anos, com o corpo mumificado, nos Alpes orientais italianos. Ele é importantíssimo para a ciência, não só por ter vivido há mais de 5.300 anos, o que o torna uma das múmias mais antigas já descobertas, mas também por seu excelente estado de conservação, que viabiliza uma série de estudos: os cientistas já analisaram desde as bactérias que habitaram o corpo de Otzi, até o que ele costumava vestir.

A mais recente pesquisa liderada por Frank Maixner, do Instituto Eurac de Estudos de Múmia, desvendou qual foi a última refeição do Homem de Gelo: carnes selvagens de íbex (caprino que habita os Alpes) e de veado, trigo selvagem e vestígios de um tipo de samambaia.

Era a melhor última refeição que alguém poderia ter naquela época, muito variada e saudável. Por isso, os pesquisadores começaram a trabalhar com a hipótese de que Otzi sabia bem o que estava fazendo. Uma das teorias é de que ele estava se preparando para uma viagem pelas montanhas e comeu um banquete para aguentar o tranco da jornada.

Os pesquisadores não acreditam que Ötzi se alimentava sempre assim, mas acham que ele devia ter uma dieta bem equilibrada, incluindo gordura, cereais e frutas. Também apresentava algum conhecimento rudimentar de medicina, pois o tipo de samambaia que ele consumiu serviria para acalmar dores de estômago.

Ötzi não chegou a realizar a viagem que planejava. Foi assassinado com uma flechada nas costas pouco tempo depois do banquete, aos 45 anos de idade.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

  1. Jose emanuel monteiro

    Agora, é descobrir quem deu a flechada e levar o caso ao Supremo. De repente, esta incumbência blindaria os senhores ministros do envolvimento em conchavos políticos.

    Curtir