Clique e Assine SUPER por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Pilotos de corrida piscam nos mesmos momentos de um circuito

O estudo foi feito com base em 300 voltas em três circuitos de Fórmula 1 no Japão. Confira.

Por Leo Caparroz
Atualizado em 25 Maio 2023, 11h09 - Publicado em 25 Maio 2023, 11h06

O ser humano pisca, em média, 20 vezes por minuto. Cada piscadinha leva de 0,1 a 0,4 segundos. Parece pouco – mas a estimativa é de que 10% da nossa visão é bloqueada por elas enquanto estamos acordados.

Piscar é um movimento involuntário do nosso corpo – mas, em momentos de atenção, é possível controlar (e reduzir) inconscientemente o número de vezes em que nossos olhos fecham. Motoristas, por exemplo, precisam estar ligados em vários pontos da via. Para traçar o caminho correto com eficiência, as piscadas diminuem a fim de evitar perder informações críticas.

Interessados em estudar a relação entre as piscadas e a direção, um grupo de pesquisadores analisou três pilotos profissionais percorrendo três circuitos japoneses de Fórmula 1: Fuji, Suzuka, and Sugo. Durante as mais de 300 voltas, eles marcaram os momentos em que os motoristas piscavam – e o lugar na pista em que estavam.

A frequência de cada piloto foi diferente: quanto mais rápido eles corriam, menos piscadas eles davam. Mesmo assim, os cientistas identificaram que as piscadas aconteciam nos mesmos pontos do circuito. Mas o que isso significa, afinal?

Continua após a publicidade

“Pilotos profissionais fazem os mesmos percursos repetidamente de maneira exata e estável”, escrevem os pesquisadores em seu artigo. “Essas descobertas sugerem que o padrão de piscar de olhos reflete os estados cognitivos durante a condução, e os profissionais parecem mudar esses estados de forma contínua e dinâmica.”

Em corridas de alta performance, onde a margem de erro é mínima, os padrões de direção tendem a serem os mesmos entre os pilotos: todo mundo sabe a hora exata de acelerar, frear e mudar de marcha durante uma volta. Ao que parece, os momentos de piscar também são tão previsíveis quanto esses.

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.